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dc.contributor.advisorMilititsky, Jarbaspt_BR
dc.contributor.authorNunez, Washington Perespt_BR
dc.date.accessioned2017-01-28T02:23:27Zpt_BR
dc.date.issued1991pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151325pt_BR
dc.description.abstractUm solo de horizonte C saprolítico, originário de arenito Botucatu, foi caracterizado através de ensaios geomecânicos e químicos. O emprego deste solo como componente de pavimentos rodoviários não é aconselhado pela sua baixa capacidade de suporte, média expansibilidade, pequena resistência a erosão e mau comportamento resiliente. Apresentando o solo características que o fazem apropriado para a estabilização físico-química, procedeu-se a dosagem de solo-cal e de solo-cimento. Também foram adotados outros teores de cal e de cimento para o estudo do solo melhorado. Com a adição de cal ou de cimento foram obtidas substanciais melhorias na expansão, na capacidade de suporte, na resistência, no comportamento resiliente e na durabilidade. Uma análise estrutural, desenvolvida com auxílio de um programa computacional, revelou que misturas compactadas do solo + 9% de cal ou do solo + 11% de cimento podem ser empregadas como camada de base, e que misturas do solo + 5% de cal podem constituir camada de sub-base de pavimentos rodoviários com volume intenso de tráfego.pt_BR
dc.description.abstractA saprolitic soil (C horizon), originated from Botucatu sandstone, was characterized by means of geomechanical and chemical tests. Its low bearing capacity, medium expansibility, poor resilient behavior and high erosion prevent its use on pavement construction. The soil was suitable for physicochemical stabilization and cement contents were investigated. A study was made on stabilized and on treated soil. The addittion of lime or cement made significant changes on the expansibility, bearing capacity, strength and resilient behavior. A structural analysis, with help of a computing program, revealed that compacted mixtures of soil and 9% of lime or soil and 11% of cement could be used as a base layer and, that mixtures of soil and 5% of lime could constitute a subbase layer of highway pavements with high traffic volume.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstabilização do solopt_BR
dc.subjectCalpt_BR
dc.titleEstabilização físico-química de um solo residual de arenito Botucatu, visando seu emprego na pavimentaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000062524pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1991pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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