Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBercht, Magdapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Antonio Nerespt_BR
dc.date.accessioned2017-01-26T02:29:03Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151295pt_BR
dc.description.abstractA criatividade é um fenômeno estudado no campo da Psicologia. Na área da educação, são recorrentes os trabalhos sobre a criatividade matemática. A presente Tese tem como finalidade analisar o desenvolvimento escolar ao final da educação fundamental básica – na competência resolução de problemas, a partir da criatividade em Matemática, nas dimensões da fluência, flexibilidade e originalidade. O objetivo é investigar a importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), no incremento da criatividade e do conhecimento matemático. O escopo teórico desse estudo, abrangeu os princípios da epistemologia genética; os conceitos sobre competência à luz das situações-problemas, alinhado à ideia da resolução de problemas e dos fundamentos sobre criatividade e da criatividade matemática. Nessa pesquisa foi analisada uma amostra de 238 alunos, distribuídos por oito turmas de nono anos do ensino fundamental, no sentido de verificar se a proficiência na competência resolução de problemas é explicada pela criatividade em matemática em nível de escola. Foi realizada também uma experiência didática com 36 alunos do nono ano de uma escola municipal, para inferir se as TDIC, mediadas por um Projeto de Conhecimento (PC), relacionam-se com o incremento de criatividade em Matemática e o conhecimento escolar. Empregou-se uma abordagem quantitativa para analisar os grupos que participaram do estudo. Os resultados mostraram que existe uma correlação forte e positiva entre a criatividade matemática e o desenvolvimento das turmas na competência resolução de problemas, além de indicar que as TDIC mediadas por Projetos de Conhecimento, promovem a criatividade em matemática com consequente progresso dos alunos na competência resolução de problemas.pt_BR
dc.description.abstractCreativity is a phenomenon studied by Psychology. In the Education area there are recurrent works about Mathematical creativity. The present Thesis aims to analyse students’ school development in the end of their Primary School course – how they solve problems having the Mathematical creativity as a starting point in the dimensions of fluency, flexibility and originality. The target is to investigate how important is the use of the Communication and Information Digital Technologies (CIDT) in the improvement of creativity and Mathematical knowledge. This study theorectical objective covered the genetical epistemology principles, the concepts of competence regarding problem-situations, together with the idea of solving problems and the basis of creativity and Mathematical creativity. This reasearch analysed 238 students from the primary school year 9, distributed in 8 different groups. The aim was to verify if the proficiency in problem solving competence was explained by Mathematical creativity in the school level. A pedagogic experience with 36 students from a public school 9 year, was performed in order to find out if CIDT, mediated by a Knowledge Project (KP), are related with the Mathematical creativity increase and the school education knowledge. We used a quantitative approach to analyse the studens’ groups. Results showed a strong and positive correlation between the Mathematical creativity and the students’ development regarding problem solving competence. It also indicated that the CIDT mediated by Knowledge Projects promote creativity in Mathematics and the consequence was the students’ progress in the area of problem solving competence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectCreativityen
dc.titleProjetos de conhecimento acoplados as tecnologias digitais para promover a criatividade em matemáticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001010736pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem