Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCassol, Abel Perinazzopt_BR
dc.contributor.authorBrasil, Natália Salvatept_BR
dc.contributor.authorSchneider, Sergiopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-21T02:29:55Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1677-4140pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151150pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta a perspectiva dos mercados imersos, ou nested markets, como mercados socialmente construídos e imersos em relações entre diferentes agentes que compartilham um conjunto de regras, normas, valores e convenções sociais. A partir da análise de dois casos empíricos – de turismo rural no Roteiro Caminhos de Pedra e da Feira do Pequeno Produtor de Passo Fundo/RS – discute-se a construção e dinâmica destes mercados, aplicando-se o referencial dos mercados imersos e sua relação com as abordagens institucionalistas, principalmente a Nova Economia Institucional de Elinor Oström. O objetivo do artigo é demonstrar como os mercados socialmente construídos se relacionam com os mercados mais amplos, o que faz com que não operem isoladamente, mas sofram influências e estejam constantemente interagindo com os mercados convencionais.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the prospect of nested markets as socially constructed markets and embedded in relations between different agents that share a set of rules, norms, values and social conventions. From the analysis of two empirical cases - rural tourism in Roteiro Caminhos de Pedra and Feira do Pequeno Produtor de Passo Fundo / RS – it discusses the construction and dynamics of these markets, applying the framework of nested markets and their relationship with institutionalist approaches, especially with regard to the New Institutional Economics of Elinor Oström. The main scope is to demonstrate how socially constructed markets are related to broader markets and, therefore, do not operate in isolation, but are influenced and are constantly interacting with conventional markets.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPolítica & sociedade : revista de sociologia política. Florianópolis, SC. Vol. 15, n. 33 (maio/ago. 2016), p. 314-346pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMercado agroalimentarpt_BR
dc.subjectFood marketsen
dc.subjectConstrução socialpt_BR
dc.subjectSocial markets constructionsen
dc.subjectEconomia institucionalpt_BR
dc.subjectNested markets, new institutional economicsen
dc.titleMercados imersos : uma perspectiva de análise institucional e relacional das trocas econômicas e do intercâmbio mercantilpt_BR
dc.title.alternativeNested markets : an institutional and relational perspective of analysis of the economic and commodity exchangesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001009805pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem