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dc.contributor.advisorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.contributor.authorSchwambach, Ailimpt_BR
dc.date.accessioned2017-01-17T02:19:42Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/150880pt_BR
dc.description.abstractEsta tese é em uma pesquisa de caráter qualitativo, dentro do campo de uma perspectiva social. A pesquisa apresentou como objetivo geral investigar e refletir sobre a ação e reação do sujeito ecológico frente ao consumo sustentável no século XXI. Além disso, investigou-se quais fatores influenciam o comportamento de consumo dos sujeitos incluídos na pesquisa. Contou com a participação dos estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, tendo 11, 8 e 9 alunos se envolvido respectivamente, dentro do proposto pelo método de grupos focais. Os alunos eram oriundos de uma escola pública e de uma privada do município de Ivoti, Rio Grande do Sul (Brasil). Foram realizados seis encontros para a coleta de dados no período de março a novembro de 2014. Nesta etapa utilizaramos questionário virtual e, nos outros encontros, as gravadação e transcrição das falas para realizar a interpretação dos dados a partir da análise textual discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2006). A tese está organizada em seis artigos, sendo que o primeiro apresenta o entendimento que os estudantes possuem em relação aquilo que consomem em um dia, bem como a análise do que é consumir para os grupos focais da pesquisa, além do conceito do termo sustentabilidade. O segundo artigo – resultado de um questionário Google Docs com 22 perguntas, - apresenta informações que identificam a consciência ambiental e o consumo ecológico em relação aos três níveis de ensino O terceiro artigo aborda a percepção que estudantes possuem sobre o município onde moram e a identificação dos problemas ambientais da região, além de uma análise sobre a ação de órgãos públicos em relação ao cuidado e cumprimento das leis ambientais. Também verifica se os estudantes realizam algum tipo de denúncia quando verificam falhas nesses processos. No próximo artigo analisamos o uso de refis como estratégia para a redução do impacto ambiental (redução de produção de resíduos sólidos), qual o conhecimento que os estudantes têm sobre esta nova alternativa de mercado que promete reduzir a quantidade de plásticos (e outros itens) gerados pós-consumo. Os outros dois artigos fazem análise sobre as percepções dos estudantes sobre os símbolos presentes em embalagens, referentes a algo reciclável e a compreensão de processos de branqueamentos em materiais escolares. No último artigo nos dedicamos a uma discussão sobre a maneira como os estudantes estão conectados às redes sociais e se fazem uso das mesmas para apoiar grupos ambientais Todas estas análises nos auxiliam a compreender como os sujeitos percebem o meio ambiente onde estão inseridos bem como suas representações sociais sobre o mesmo, contribuindo com informações importantes para o educador e para a execução de projetos neste tema. Por fim, a principal contribuição do estudo para a academia foi apontar uma série de possibilidades para formar o “Ecosujeito do século XXI”. Pretende-se desta maneira que este sujeito, possa viver dentro de uma perspectiva socioambiental de ser, com novos paradigmas de vida, a partir de novas maneiras de pensar sobre si mesmo no e com o mundo, considerando a Educação Ambiental críticohumanizadora, com a construção de respeito e responsabilidade pelo mundo natural e social, construindo na educação a formação de cidadania.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is a qualitative research in the field of social perspective. The main objective of the research is to study the subject of the twenty-first century with respect to sustainable consumption and to reflect on their action and reaction. Further, the factors that influence the consumer behavior of the subjects included in the study were investigated. The participants in the study were students from elementary school, high school and adult education, with 11, 8 and 9 subjects according to the proposed methodology of focus groups. The participants were students in the eighth and third year as well as from high school adult education, of a public and a private school in the city of Ivoti, Rio Grande do Sul (Brazil). Six data collection sessions were conducted between March 2014 and the 20th of November of the same year, when the last interview took place. In the data collection stage, tools such as a virtual questionnaires were employed, and in other meetings the interviews were recorded and transcribed to make it possible to interpret the data from the discursive textual analysis as proposed by Moraes and Galiazzi (2006). The main objective of the research is to study the subject of the twenty-first century with respect to sustainable consumption and to reflect on their action and reaction. Further, the factors that influence the consumer behavior of the subjects included in the study were investigated The thesis is organized in articles. In the first article, the aim is to understand the relationship between the students and the items they consume daily, and to analyse what is consumed in these research groups beyond the concept of the term sustainability. In the second article, data is presented which was collected with the use of Google docs questionnaires (22 questions). The aim is to investigate environmental awareness and ecological consumption at the three levels of education. The third article addresses the students’ perception of their local city and the identification of environmental problems in the region. It also addresses the analysis of the action of public agencies in supporting and enforcing environmental laws, and the efficiency of reporting flaws in these processes. Next, the use of refill is analysed as an environmental impact reduction strategy. The knowledge that students have on this subject, as well as the new alternative market that promises to reduce the amount of plastic generated post-consumption are also investigated. The following two parts of this research concern the perceptions of students of the symbols appearing in packaging, which refer to recycling, and the understanding of the bleaching processes in school materials. In the last article, a discussion is presented concerning the students’ involvement in environment supporting groups through social networking. The understanding of how subjects perceive their local environment and their social representations on this provides important feedback to the teacher for the implementation of projects in this area. Finally, a number of possibilities is proposed for the shaping of the Ecosubject of the twenty-first century. This is crucial in order to generate new life paradigms which consider the critical environmental and education-humanizing aspects of the natural and social world inspiring respect and responsibility for sustainable growth.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectConsumo sustentávelpt_BR
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSolid wasteen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnvironmental Conservationen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.titleO eco sujeito do século XXI e sua (re)ação ao consumo sustentável em diferentes níveis de ensino com alunos de Ivoti–RSpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001009249pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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