Show simple item record

dc.contributor.advisorPrass, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorVenturin, Kelvinpt_BR
dc.date.accessioned2017-01-17T02:19:35Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/150867pt_BR
dc.description.abstractEste Projeto de Graduação em Música Popular teve por objetivo realizar um estudo etnográfico da trajetória musical do baterista gaúcho Argus Montenegro que esteve em atuação entre 1957 e 2008, na cidade de Porto Alegre. Através de uma etnografia histórica e social, com base em entrevistas, manuscritos, recortes de jornais, fotografias, audições e transcrições musicais, realizei um panorama da trajetória de Argus Montenegro, contextualizando a cena portoalegrense e transnacional em ele que atuou. Valendo-me de referenciais teóricos da etnografia que exploram a vivência e a relação mestre-aprendiz, trouxe à tona aspectos sociais e históricos que se interrelacionam com o personagem, graças à intensa convivência com seu filho, Zé Montenegro. Esses aspectos giram em torno do cenário musical de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, assim como a sua relação com a região central do país e o exterior, o ensino de música, a realidade política vigente, o mercado de trabalho e o jornalismo musical na época.pt_BR
dc.description.abstractThis Graduation Project in Popular Music had the objective of conducting an ethnographic study of the musical trajectory of the gaucho drummer Argus Montenegro that was active between 1957 and 2008, in the city of Porto Alegre. Through a historical and social ethnography, based on interviews, manuscripts, newspaper clippings, photographs, auditions and transcriptions, I gave an overview of the trajectory of Argus Montenegro, contextualizing the Porto Alegre and transnational scene in which he acted. Drawing on the theoretical references of the ethnography that explore the experience and the master-apprentice relation, I brought social and historical aspects that are interrelated with the character, thanks to the intense coexistence with his son, Zé Montenegro. These aspects revolve around the musical scene of Porto Alegre, the capital of Rio Grande do Sul, as well as its relationship with the central region of the country and abroad, music teaching, political reality at the time, labor market and musical journalism.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPopular musicen
dc.subjectMontenegro, Arguspt_BR
dc.subjectEthnomusicologyen
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectDrumsen
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectSambaen
dc.subjectBateria (Instrumento musical)pt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleArgus Montenegro e a bateria em Porto Alegre : uma abordagem histórica e etnográficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001009000pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Habilitação em Música Popular: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record