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dc.contributor.advisorPassos, Camila Greffpt_BR
dc.contributor.authorLima, Franciane Silva Cruz dept_BR
dc.date.accessioned2017-01-14T02:23:22Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/150793pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação, de natureza qualitativa, consiste em um Estudo de Caso no âmbito da formação de professores. O objetivo principal da investigação é identificar as formas de contribuição do uso da estratégia de Resolução de Problemas (RP) para o desenvolvimento profissional de licenciandos em Química, no que tange aos aspectos teóricos e práticos da metodologia de Resolução de Problemas associada ao conteúdo de Ligações Iônicas (LI). Os dados desta investigação foram coletados no segundo semestre letivo do ano de 2014, com uma turma composta com 5 licenciandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que participaram de uma experiência formativa no Estágio de Docência em Ensino de Química I-C. A ação formativa implementada priorizou o estudo teórico sobre a estratégia de RP, a análise e elaboração de problemas escolares e na fase final, objetivo de análise desta pesquisa, os licenciandos vivenciaram a metodologia de RP no papel de alunos. Os problemas utilizados apresentam como tema motivador o Salar de Uyuni. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários, o Diário de Campo das pesquisadoras e a gravação do áudio das aulas em que os licenciandos resolveram os problemas. Os resultados apontam que a sequência didática implementada favoreceu aprendizagens conceituais como a relação entre as teorias de ligações químicas e algumas propriedades dos materiais (condutividade elétrica, solubilidade e pontos de fusão e ebulição), procedimentais como a leitura e manipulação de diferentes fontes de referências bibliográficas (artigos científicos, livros didáticos, vídeos e documentários disponibilizados na rede) e atitudinais como a interação interpessoal entre os discentes e docentes durante as diferentes etapas da resolução dos problemas. Portanto, a atividade favoreceu o desenvolvimento profissional docente pois possibilitou a aproximação dos licenciandos com uma metodologia que permite a interação de alunos e professores na construção do conhecimento científico contextualizado. Além disto, os resultados evidenciaram que através da vivência da RP sobre os conteúdos de Ligações Iônicas os futuros professores perceberam alternativas de trabalho para as suas futuras salas de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis investigation is of a qualitative nature and consists of a Case Study within the scope of teacher training. Its main aim is to identify the ways in which the Problem Solving (PS) strategy contributes towards the professional development of Chemistry licentiate undergraduates regarding the theoretical and practical aspects of the Problem Solving methodology linked to the contents of Ionic Bonding. The data for the investigation were collected during the second school semester of 2014 from a class formed by 5 licentiate undergraduates at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) who took part in a training experience during the Chemistry Teaching Internship I-C. The implemented training action prioritized the theoretical study of the PS strategy, the analysis and elaboration of school problems, and during the final phase, the undergraduates experienced the PS methodology in the role of students, which is the analysis objective of this research. The problems employed presented as motivational theme the Uyuni Salt Flats. The data were collected through the use of questionnaires, the researchers’ Field Log and audio recordings of the classes during which the undergraduates solved the problems. The results show that the implemented didactic sequence favored conceptual learning, such as the relation between chemical bond theories and some properties of the materials (electric conductivity, solubility and fusion and boiling points), procedural learning, such as reading and handling of different bibliographical reference sources (scientific articles, didactic books, videos and documentaries made available over the net) and attitude learning, such as interpersonal relations among students and teachers during the different problem solving stages. Therefore, the activity favored the teachers’ professional development by making it possible to bring the undergraduates closer to a methodology that allows for the interaction between students and teachers in the construction of contextualized scientific knowledge. Additionally, the results brought to evidence that, from the PS experience with the Ionic Bond contents, the future teachers were able to perceive work alternatives for their future classrooms.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLigações químicaspt_BR
dc.subjectFormação de professores : Químicapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleFormação docente sobre os conceitos de ligações iônicas e o desenvolvimento de uma metodologia de aprendizagem por resolução de situações-problemapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coArenas, Leliz Ticonapt_BR
dc.identifier.nrb001008710pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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