Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Kauai Padaratzpt_BR
dc.date.accessioned2017-01-12T02:19:52Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/150644pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de registrar e analisar as perspectivas de professores de Ciências e de Biologia sobre a sua prática pedagógica no que se refere à utilização de metodologias de ensino alternativas em que os alunos sejam ativos no processo de aprendizagem. Os dados da pesquisa foram construídos a partir de uma amostra de conveniência, pela análise quali-quantitativa das respostas de 36 professores a um questionário on line. Esse questionário foi composto por questões de múltipla escolha e dissertativas. A maioria dos docentes atua em escolas da rede pública estadual, com carga horária semanal de 40 horas. Praticamente todos os professores afirmam realizar atividades práticas, mas destacam que falta apoio institucional e que o numero muito grande de alunos são os principais motivos que dificultam a sua realização. As atividades que os professores costumam propor são trabalhos em pequenos grupos, exploração de filmes e vídeos, debates, visitas a parques e museus, demonstrações práticas e experimentos, pesquisas em livros, revistas e internet. Também foram mencionadas a construção de projetos de autoria dos educandos para intervenção no espaço físico escolar, bem como pesquisas no entorno da escola. As principais fontes consultadas para a preparação de aulas foram o blog Manual do Mundo e as revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças. Embora as atividades práticas propostas pelos professores sejam diversas, o objetivo para a sua realização sugere a predominância de uma visão reducionista de prática como ligada ao método científico indutivo experimental.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleAulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001006005pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples