Projeto de carro de transporte e de instalação para o trem de pouso de nariz da aeronave Embraer 190
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Date
2016Author
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Graduation
Title alternative
Installation car design for the Embraer 190 aircraft landing gear
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho descreve o projeto de um dispositivo como solução para o procedimento de locomoção e instalação do trem de pouso de nariz da aeronave Embraer 190. Com referências básicas de projeto, considerando as restrições e facilidade de operação, optou-se por um carro com apoios laterais e um ponto central fixo com o objetivo de rotacionar o trem de pouso. Para a análise estrutural foi criado um modelo 3-D em CAD, no software SolidWorks, para análise de tensões através do Método dos Elemento ...
Este trabalho descreve o projeto de um dispositivo como solução para o procedimento de locomoção e instalação do trem de pouso de nariz da aeronave Embraer 190. Com referências básicas de projeto, considerando as restrições e facilidade de operação, optou-se por um carro com apoios laterais e um ponto central fixo com o objetivo de rotacionar o trem de pouso. Para a análise estrutural foi criado um modelo 3-D em CAD, no software SolidWorks, para análise de tensões através do Método dos Elementos Finitos. Os resultados das análises foram aprovados e o aço AISI 1020 foi o escolhido para a fabricação do carro. O projeto foi avaliado como viável, contando que no mercado não há equipamento disponível para aplicação tão específica. ...
Abstract
This work describes the design of a device as a solution for the locomotion and installation procedure of the Embraer 190 aircraft landing gear. With basic design references, considering the restrictions and ease of operation, a car with sides supports and a fixed center point was chosen in order to rotate the landing gear. For the structural analysis, a 3-D CAD model, at SolidWorks, was created for analysis using the Finite Element Method. The results of the analyzes were approved and the AISI ...
This work describes the design of a device as a solution for the locomotion and installation procedure of the Embraer 190 aircraft landing gear. With basic design references, considering the restrictions and ease of operation, a car with sides supports and a fixed center point was chosen in order to rotate the landing gear. For the structural analysis, a 3-D CAD model, at SolidWorks, was created for analysis using the Finite Element Method. The results of the analyzes were approved and the AISI 1020 steel was chosen for the car manufacturing. The project was evaluated as feasible, counting that in the market there is no equipment available for such specific application. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
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