Modelando preferências dependentes de contexto : a importância da moralidade no ato da escolha
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2016Author
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Master
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho desenvolve um modelo capaz de descrever preferências dependentes de contexto, buscando superar as limitações impostas pela abordagem da preferência revelada. O espaço informacional no ato da escolha é ampliado através da incorporação de uma segunda dimensão, na forma de um novo tipo de utilidade, dita social ou moral, representativa do contexto no qual a escolha é realizada. As dimensões são assumidas incomensuráveis entre si, uma característica típica de escolhas que envolv ...
O presente trabalho desenvolve um modelo capaz de descrever preferências dependentes de contexto, buscando superar as limitações impostas pela abordagem da preferência revelada. O espaço informacional no ato da escolha é ampliado através da incorporação de uma segunda dimensão, na forma de um novo tipo de utilidade, dita social ou moral, representativa do contexto no qual a escolha é realizada. As dimensões são assumidas incomensuráveis entre si, uma característica típica de escolhas que envolvem questões morais. A impossibilidade de comparação entre duas alternativas, cada qual superior à outra em uma dimensão distinta, é resolvida através de uma simetria rotacional capaz de preservar a relação sujacente entre ambas utilidades. O modelo é baseado, fundamentalmente, nos trabalhos de Amartya Sen (1974, 1977, 1993, 1997) e Amitai Etzioni (1986), incorporando conceitos de utilidade moral (ETZIONI, 1986), dependência de contexto no ato da escolha (SEN, 1993, 1997), inescapabilidade ou urgência da escolha (SEN, 1997), auto-imposição de limites à escolha (SEN, 1997; ETZIONI, 1986), commitment, entendido como divisão entre escolha e bem-estar (SEN, 1977) e flexibilidade cognitiva dos indivíduos (ARIELY, 2012). ...
Abstract
In this work, we develop a model that is able to describe context-dependent preferences, trying to overcome the limitations given by the revealed preference approach. The informational space in the act of choice is broadened by incorporating a second dimension, as a new type of utility, called social or moral, representing the context within the choice is made. The dimensions are deemed incommensurable, a typical characteristic of moral-related choices. The impossibility of comparison between t ...
In this work, we develop a model that is able to describe context-dependent preferences, trying to overcome the limitations given by the revealed preference approach. The informational space in the act of choice is broadened by incorporating a second dimension, as a new type of utility, called social or moral, representing the context within the choice is made. The dimensions are deemed incommensurable, a typical characteristic of moral-related choices. The impossibility of comparison between two alternatives, where each alternative is the superior one in a different dimension, is resolved through a rotational symmetry able to preserve the underlying relationship between the two utilities. The model is fundamentally based on the works of Amartya Sen (1974, 1977, 1993, 1997) and Amitai Etzioni (1986), making use of the concepts of moral utility (ETZIONI, 1986), context-dependency in the act of choice (SEN, 1993, 1997), inescapability or urgency of the choice (SEN, 1997), self-imposing limits to choice (SEN, 1997; ETZIONI, 1986), commitment, understood as a wedge between choice and welfare (SEN, 1977) and the cognitive flexibility of the individuals (ARIELY, 2012). ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Collections
-
Applied and Social Sciences (6071)Economics (1102)
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