Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem
Visualizar/abrir
Data
2016Tipo
Outro título
A study in the light of the theory of conceptual fields involving the concrete use of materials in counting problems
Assunto
Resumo
No ano de 2014, enquanto docente em uma turma regular de ensino médio, ocorreu o ensino das técnicas de contagem com o uso de fórmulas e algoritmos, sendo que os resultados observados mostraram-se insuficientes em termos de aprendizagem e construção dos conceitos matemáticos. Este artigo tem como objetivo relatar um estudo de caso realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Caxias do Sul, no ano de 2015, onde foram utilizados materiais concretos ...
No ano de 2014, enquanto docente em uma turma regular de ensino médio, ocorreu o ensino das técnicas de contagem com o uso de fórmulas e algoritmos, sendo que os resultados observados mostraram-se insuficientes em termos de aprendizagem e construção dos conceitos matemáticos. Este artigo tem como objetivo relatar um estudo de caso realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Caxias do Sul, no ano de 2015, onde foram utilizados materiais concretos na investigação de problemas. A partir das produções dos estudantes usou-se a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud para analisar o desenvolvimento dos sujeitos participantes da sequência de atividades. As reflexões a partir da pesquisa mostraram que ao utilizar materiais concretos na investigação de problemas envolvendo contagem além de viabilizar uma construção significativa de conceitos, explicita o papel do estudante enquanto agente ativo no processo de construção dos conceitos matemáticos. ...
Abstract
In 2014, while teaching in a regular class of high school, it was the teaching of counting techniques using formulas and algorithms, and the observed results were insufficient in terms of learning and construction of mathematical concepts. This article aims to report a case study of high school students in a public school schools in the city of Caxias do Sul, in 2015, where concrete materials research problems were used. In all, developed and implemented five activities with the students, all m ...
In 2014, while teaching in a regular class of high school, it was the teaching of counting techniques using formulas and algorithms, and the observed results were insufficient in terms of learning and construction of mathematical concepts. This article aims to report a case study of high school students in a public school schools in the city of Caxias do Sul, in 2015, where concrete materials research problems were used. In all, developed and implemented five activities with the students, all making use of concrete material. From the productions of the students used the Theory of Vergnaud's Conceptual Fields to analyze the development of the subjects participating in the sequence of activities. The reflections from the research showed that when using concrete materials research problems involving counting as well as providing a significant building concepts, explains the role of the student as an active agent in the construction of mathematical concepts process. ...
Contido em
Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 13, n. 3 (2016), p. 61-78
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39558)Ciências Exatas e da Terra (6036)
Este item está licenciado na Creative Commons License