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dc.contributor.advisorCavedon, Neusa Rolitapt_BR
dc.contributor.authorFigueiredo, Marina Dantas dept_BR
dc.date.accessioned2009-02-11T04:12:04Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15036pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa contribuir para os estudos sobre Cultura Organizacional, a medida em que revela as representações sociais fundamentais para a construção de discursos e institucionalização de práticas organizacionais. A presente dissertação consiste em um estudo etnográfico sobre a construção de representações sociais no contexto do Centro Comercial Nova Olaria, onde a convivência de grupos diversos revela noções do senso comum, que se incorporam à cultura organizacional. Neste sentido, uma das primeiras constatações foi a de que a organização é influenciada pelas representações circulantes na sociedade para o trabalho de classificar os diferentes grupos que convergem ao espaço, identificados como “bons freqüentadores”, “maus freqüentadores” e “freqüentadores invisíveis”. Além disso, foi possível perceber que a organização produz novas representações sociais, por vezes carregadas de significações negativas e estigmatizantes, que passam a integrar o quadro de referências que orienta os contatos entre subjetividades diferentes, configurando as hierarquias de poder simbólico entre as pessoas. Da mesma forma, a sociedade também produz representações sobre o espaço e seus freqüentadores, que passam a integrar as noções de senso comum, e que influenciam sobremaneira o desempenho organizacional.pt_BR
dc.description.abstractThis work intends to contribute with the studies on Cultural Organization, when it reveals the social representations that are fundamental to the construction of speeches and institutionalization of organizational practices. The present dissertation consists in an ethnographic study about the building of social representations in the context of Centro Comercial Nova Olaria, where the coexistence of different groups reveals notions of common sense that incorporate themselves to the organization’s culture. In this sense, one of the first findings was that the organization suffers the influence of social representations that circulates in society in the work of classifying different groups that converges to the space, identifying them as “good attenders”, “bad attenders” and “invisible attenders”. Besides that, it was possible to realize that the organization produces new social representations, sometimes full of negative and stigmatizating meanings that starts to integrate the board of references that orients the contact between different subjectivities, configurating the hierarchies of symbolic power between people. In the same way, society also produces representations about the space and its attenders, that starts to integrate the notions of common sense and that have influence on organization’s performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectOrganizacoes : Cultura organizacionalpt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectStigmaen
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectCultural organizationen
dc.subjectIdentidade organizacionalpt_BR
dc.title"O muro invisível" : cultura organizacional e representações sociais no Centro Comercial Nova Olariapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000677075pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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