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dc.contributor.advisorRebello, Lúcia Sápt_BR
dc.contributor.authorHaetinger, Rosiene Almeida Souzapt_BR
dc.date.accessioned2009-01-29T04:11:55Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14988pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se a identificar e analisar as relações intertextuais e interartísticas, através das presenças confessas e inconfessas, nos poemas da obra Pampa pernambucano: poesia, imagens, e-mails, de Beatriz Viégas-Faria, em confluência com a obra pictórica do artista plástico pernambucano Gil Vicente, a fim de desvelar o processo criativo da autora. Este trabalho tem como aporte pressupostos relativos à Literatura Comparada, quais sejam os estudos de tradução, a interdisciplinaridade e a intertextualidade, sendo este último considerado um conceito-chave para a análise dos poemas, assim como apóia-se em textos de filósofos, críticos literários e artistas para entender a criação na obra em análise. Pampa pernambucano tem um caráter singular por vários motivos, dentre eles poderíamos destacar sua essência indubitavelmente comparatista e o declarado encantamento pela obra pictórica de Gil Vicente, a qual constitui-se como principal elemento de confluência. A análise dos poemas pressupõe que as relações confessas e inconfessas difratam, ampliam os significados para o leitor tanto dos textos poéticos como da obra pictórica de Gil Vicente. Além disso, revela que a estratégia da forma de Beatriz Viégas-Faria resulta em um texto poético que consiste em uma metáfora do ofício de escrever valendo-se de relações intertextuais e interdisciplinares.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims at identifying and analyzing the intertextual and interartistic relations, through the confess and unconfess presences, among the poems of the book Pampa pernambucano: poesia, imagens, e-mails, written by Beatriz Viégas-Faria, in confluence with the paints of Gil Vicente, in order to understand the author’s creative process. This research is based on Comparative Literature theories, as translations studies, interdisciplinarity and intertextuality (that is a key concept to analyze the poems), besides philosophical texts, literary review and artist’s texts to understand the creation in Pampa pernambucano. This book has a singular aspect for several reasons, mainly the comparative nature and the declared passion of the pictorial work of the painter Gil Vicente shown by Beatriz Viégas-Faria, which is the main element of confluence. The analysis of the poem presupposes that the confess and unconfess relations enlarged the significances to the reader in the reading of the poems and the pictorial work of Gil Vicente’s. Besides, the analysis reveals that strategy of form of Beatriz Viégas-Faria results in a poetic work that is a metaphor about writing using intertextual and interdisciplinary relations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntertextualityen
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectVicente, Gil (Gil Vicente Vasconcelos de Oliveira) , 1958-pt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectViégas-Faria, Beatrizpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectArtes plásticaspt_BR
dc.subjectComparative literatureen
dc.subjectBeatriz Viégas-Fariaen
dc.subjectGil Vicenteen
dc.titleTraduzindo a arte : a obra de Gil Vicente na poesia de Beatriz Viégas-Fariapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000672909pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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