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dc.contributor.advisorSchmidt, Benito Bissopt_BR
dc.contributor.authorRosa, Marcus Vinícius de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2009-01-29T04:11:55Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14987pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação analisou os carnavais de Porto Alegre ao longo das décadas de 1930 e 1940, momento em que os folguedos “populares” foram submetidos a um intenso processo de transformação em “ícones de brasilidade”. Entretanto, ver no carnaval apenas um “símbolo de identidade nacional”, como queriam os jornalistas e os poderes públicos naquelas décadas, teria por conseqüência relegar a segundo plano as múltiplas formas de construção de identidades que se manifestavam durante os dias consagrados a Momo. Por isso, o trabalho buscou enfatizar a multiplicidade de sujeitos e modos de organização, a variedade de sentidos e a diversidade dos lugares da festa. Se os poderes constituídos e a imprensa adotaram uma postura civilizatória e nacionalizante frente ao carnaval e aos foliões, os diferentes grupos de festeiros fizeram usos próprios das festividades. Nesse sentido, a pesquisa procurou lançar luz sobre a construção de hierarquias e distinções, sobre as aproximações e distanciamentos, e sobre os conflitos e solidariedades estabelecidos entre os variados agrupamentos carnavalescos da cidade.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation has analyzed the Carnival in Porto Alegre along the 1930’s and the 1940’s, moment in which the “popular” festivities were intensely submitted to a process of transformation into “Brazility icons”. However, to see Carnival only as a “national identity symbol”, like the journalists and public powers of the time wanted, would result in relegating to a second level of importance the multiple forms of identity construction manifested during the days dedicated to Momo. Therefore, this work sought to emphasize the multiplicity of subjects, the variety of meanings, and the diversity of places of the celebration. If the constituted powers and the men of press adopted a civilizing and nationalizing posture before the carnival and the paraders, the different groups of merrymakers would be able to make their own use of the festivities. In this sense, this dissertation sought to enlighten the construction of hierarchies and distinctions, approaches and separations, conflicts and sympathy among the diverse social groups during the Carnival days.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultura brasileirapt_BR
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.subjectIdentidade nacionalpt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleQuando Vargas caiu no samba : um estudo sobre os significados do carnaval e as relações sociais estabelecidas entre os poderes públicos, a imprensa e os grupos de foliões em Porto Alegre durante as décadas de 1930 e 1940pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000672889pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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