Exploração estatística do trânsito e mapeamento do índice de vítimas fatais do Rio Grande do Sul : uma comparação dos anos de 2007 e 2012
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Os estudos envolvendo segurança viária têm crescido, tanto pela relevância do tema quanto pela quantidade de técnicas diferentes que podem trazer novas abordagens para analisar este assunto de grande interesse. Frente à necessidade de estudar as características do trânsito no estado do Rio Grande do Sul, este trabalho analisa os dados dos municípios do Estado, considerando o período de 2007 e 2012. São propostas como variáveis que ajudam a caracterizar o contexto de trânsito: o número de condut ...
Os estudos envolvendo segurança viária têm crescido, tanto pela relevância do tema quanto pela quantidade de técnicas diferentes que podem trazer novas abordagens para analisar este assunto de grande interesse. Frente à necessidade de estudar as características do trânsito no estado do Rio Grande do Sul, este trabalho analisa os dados dos municípios do Estado, considerando o período de 2007 e 2012. São propostas como variáveis que ajudam a caracterizar o contexto de trânsito: o número de condutores, de veículos, de infrações e de vítimas fatais. Esta última variável foi transformada em um índice. Foi feita análise descritiva dos dados e, em seguida, aplicação da técnica multivariada de Análise de agrupamentos (Cluster Analysis) para formar grupos, em que foram unidos aqueles municípios que possuíam características similares. Cada cluster foi caracterizado e verificado se, cinco anos depois, houve mudanças. Em seguida, foi realizado mapeamento do índice de vítimas fatais no trânsito, para os dois anos aqui considerados. A Análise de Cluster para os municípios com mais de dez mil habitantes produziu dois agrupamentos exatamente iguais nos anos de 2007 e 2012. Porto Alegre ficou sozinho em um cluster. Quanto aos resultados para os municípios com menos de dez mil habitantes, nenhum dos clusters formados permaneceu igual cinco anos depois, e ainda, os clusters não apresentaram as mesmas características nos dois anos. Já o mapeamento dos índices de vítimas fatais no trânsito produziu mapas informativos. Os municípios com poucos habitantes influenciaram nos resultados, visto que o aumento ou redução de apenas uma morte, por exemplo, tem um impacto muito grande. Este trabalho proporcionou um panorama geral do contexto de trânsito no Rio Grande do Sul para a sociedade, contribuindo para a discussão sobre a segurança viária. ...
Abstract
The studies involving road safety has been growing, as much for the relevance as for the amount of different techniques which can get new approaches towards this big subject analysis. In need of studying traffic characteristics in Rio Grande do Sul, this work analyzes the data from the municipalities of the state, considering the 2007 to 2012 time period. The variables proposed, helping to characterize the traffic context, are: number of drivers, of vehicles, of infractions and fatal victims. T ...
The studies involving road safety has been growing, as much for the relevance as for the amount of different techniques which can get new approaches towards this big subject analysis. In need of studying traffic characteristics in Rio Grande do Sul, this work analyzes the data from the municipalities of the state, considering the 2007 to 2012 time period. The variables proposed, helping to characterize the traffic context, are: number of drivers, of vehicles, of infractions and fatal victims. This last variable was transformed in an index. It was made a descriptive analysis of the data, and then, the application of the multivariate technique of Cluster Analysis to create groups, placing together the municipalities that had similar characteristics. Each cluster was characterized and verified if, five years later, has got any change. It was made, later, a charting of the fatal victims in traffic index, for both the years here considered. The Cluster Analysis for the municipalities with more than ten thousand inhabitants generated two groupings exactly alike for the years of 2007 and 2012. Porto Alegre was isolated in a cluster. About the results for the municipalities with less than ten thousand inhabitants, no cluster was the same five years later, and yet, the clusters did not show the same characteristics in both years. In instead, the fatal victims index charting produced informative charts. The municipalities with few inhabitants influenced the results, keeping in mind that the increase or reduction of one death, for example, caused a huge impact. This work provided a general panorama of the Rio Grande do Sul traffic context for the society, contributing for the road safety discussions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Estatística. Curso de Estatística: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Estatística (295)
Este item está licenciado na Creative Commons License