Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.contributor.authorTitoni, Milenapt_BR
dc.date.accessioned2009-01-21T04:12:57Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14970pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho relata uma proposta metodológica fundamentada na perspectiva construtivista, que teve como objetivo investigar a contribuição da utilização de atividades experimentais realizadas com materiais alternativos e de baixo custo no aprendizado de conteúdos de química. A pesquisa foi realizada com alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio/SC. As atividades experimentais foram desenvolvidas com o intuito de promover a interação dos alunos com seus colegas e professor. Durante a realização destas atividades procurou-se levantar as concepções espontâneas dos alunos, que têm por base o conhecimento prévio a respeito dos fenômenos em estudo. A investigação se delineou como um estudo qualitativo, de caráter descritivo das análises das respostas coletadas nos dados de pré e pós-testes realizados com os alunos, embora também se tenha quantificado com números algumas respostas dos mesmos. Os resultados dessa intervenção didática indicaram que a contextualização de atividades experimentais, valorizando os conhecimentos prévios, as interações entre aluno-aluno e aluno-professor pode ser uma boa forma de contribuir para a melhoria do ensino de química, assim como, para ampliar o nível de aprendizagem dos alunos, dos conteúdos fundamentais de química.pt_BR
dc.description.abstractThis work explains a methodological proposition based on the construtivist perspective, that had as objective to investigate the contribution of the use of experimental activities carried through with low cost alternative materials in the learning of chemistry contents. The research was carried through with pupils of 2nd levels of High School of Sombrio Federal Agrotechnical School/SC. The experimental activities had been developed with intention to promote the interaction of the pupils with their colleagues and teacher. During the accomplishment of these activities it was looked to raise the spontaneous conceptions of the pupils, who have as base the previous knowledge regarding the phenomena in study. The inquiry delineated itself as a qualitative study with descriptive character of the analyses of the collected answers in the data of the previous and after-tests carried through with the pupils, even so it has quantified with numbers some answers of those students. The results of this didactic intervention had indicated that the contextualization of experimental activities, valorizing the previous knowledge, the interactions between pupil-pupil and pupil-teacher can be a good way to contribute for the improvement of the chemistry education, as well as, to extend the level of learning of the pupils in the basic contents of chemistry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducation in chemistryen
dc.subjectQuímica : Ensinopt_BR
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectExperimental activitiesen
dc.subjectDidática experimentalpt_BR
dc.subjectQuotidianen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDidatica : Estudo de casopt_BR
dc.titleUm estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000674447pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples