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dc.contributor.advisorSelau, Lisiane Priscila Roldãopt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Pricila Duartept_BR
dc.date.accessioned2016-11-18T02:14:56Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149697pt_BR
dc.description.abstractCom o crescente incentivo ao consumo e aumento na concessão de crédito, os modelos de previsão de risco passam a ter grande importância como ferramenta para tomada de decisão. Para a construção destes modelos o impacto de diferentes composições amostrais de grupos de clientes é questão importante para investigar. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo comparar o desempenho de modelos com distintas proporções amostrais dos grupos bons e maus clientes por meio da técnica estatística de regressão logística. Todas as etapas de construção do modelo são descritas detalhadamente, sendo o método dividido em sete grandes etapas: (i) Planejamento e definições; (ii) Identificação das variáveis previsoras; (iii) Amostragem e coleta dos dados; (iv) Análise dos dados; (v) Análise dicotômica; (vi) Obtenção da fórmula preliminar; (vii) Acurácia e validação do modelo. Os três esquemas de amostragem comparados foram aplicados no mesmo banco de dados real, proveniente de uma rede de farmácias com crediário próprio. Os resultados obtidos demonstram que as diferentes composições amostrais interferem na previsão do perfil do grupo de interesse, pois quanto maior a proporção dos indivíduos que são minoria na população, neste caso os maus pagadores, maior a taxa de acerto no grupo.pt_BR
dc.description.abstractWith the increasing boost consumption and increase in lending, risk prediction models now have great importance as a tool for decision making. For the construction of these models the impact of different sample compositions customer groups is important issue to investigate. Thus, this study aims to compare the performance of models with different sample proportions of good groups and bad clients through logistic regression statistical technique. All model building steps are described in detail, the method divided into seven major steps: (i) Planning and definitions; (ii) Identification of the predictor variables; (iii) Sampling and data collection; (iv) analysis of data; (v) dichotomous analysis; (vi) providing the preliminary formula; (vii) Accuracy and validation of the model. The three compared sampling schemes were applied in the same actual database, from a network of pharmacies with customer credit. The results show that the different sample compositions interfere in predicting the profile of the group of interest, because the higher the proportion of individuals who are a minority in the population, in this case the bad payers, the higher the hit rate in the group.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCredit analysisen
dc.subjectAnálise de créditopt_BR
dc.subjectRisk forecasten
dc.subjectRisco financeiropt_BR
dc.subjectLogistic regressionen
dc.subjectRegressão logísticapt_BR
dc.subjectSample compositionen
dc.subjectAmostragempt_BR
dc.titleComparação do desempenho de modelos de Credit Scoring utilizando diferentes composições amostrais de grupos de clientespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000951753pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática. Departamento de Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEstatística: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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