Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorRech, Nara Márcia Tavarespt_BR
dc.date.accessioned2016-11-10T02:20:10Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149565pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como proposta fazer uma análise inicial sobre o lugar ocupado pela professora na construção das relações de gênero, assim como sobre a importância da discussão dessas relações nas práticas escolares para a constituição de uma sociedade menos desigual e mais democrática. Interessa analisar a forma como os professores e a escola tratam o tema e o abordam em sala de aula com seus alunos, assim como em outros ambientes da escola. Para este estudo foi realizada pesquisa com alunos e professores de ensino médio de duas escolas públicas da zona sul do município de Porto Alegre. Escolas essas onde efetuei os estágios obrigatórios da disciplina de Estágio em Docência de Licenciatura em Ciências Sociais no ano de 2015. Nos referidos estágios, observei a necessidade efetiva de discutir sobre as relações de gênero no ambiente escolar, tendo em vista que esse tema surgiu diversas vezes por solicitação dos alunos durante as aulas ministradas por mim. A presença das relações de gênero é evidente na escola, através do conteúdo de diversas disciplinas, nas cantigas de roda ensinadas às crianças, no comportamento dos adultos (comunidade escolar), assim como em conversas informais e performances de alunas e alunos. Visível nas roupas, nos gestos, no mexer nos cabelos, gargalhadas, o estufar de peito dos meninos, ou seja, uma infinidade de símbolos que estão relacionados ao ser menina e ser menino. Nesse contexto, torna-se pertinente a discussão sobre a temática de gênero e de suas relações.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectRelação aluno-professorpt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectComportamento socialpt_BR
dc.subjectIgualdade de gêneropt_BR
dc.titleIsso é coisa de menino e de menina também : as contribuições da prática docente na construção das relações de gênero na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001005705pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem