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dc.contributor.advisorDomenici, Catarina Leitept_BR
dc.contributor.authorStoll, Renan Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2016-11-10T02:19:58Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149552pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga duas práticas de performance da obra Variationen für Klavier, Op. 27 de Anton Webern através da comparação de duas edições da obra e da comparação de três gravações realizadas por Peter Stadlen (1948), Yvonne Loriod (1961) e Charles Rosen (1969). Foram comparadas a primeira edição da obra (a edição Urtext de 1937) e a edição Prática elaborada por Peter Stadlen (1979), resultado de sua interação com o compositor durante o período que antecedeu a estreia do Op. 27. Os aspectos estéticos e interpretativos da obra foram considerados a partir dos textos de Stadlen e da literatura recente. Utilizando o software Sonic Visualiser foram mapeadas as flutuações de tempo nas três gravações do Op. 27. Os resultados evidenciaram dois estilos diferentes de performance. De um lado, o estilo pós-guerra (Cook, 2016) de Loriod e Rosen, marcado pela influência da vanguarda de Darmstadt; de outro lado, o estilo pré-guerra de Stadlen, o qual lança questionamentos sobre o cânone interpretativo estabelecido pelo estilo do pós-guerra.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates two performance practices of Anton Webern’s Variationen für Klavier, Op. 27 through a comparison between two editions and three recordings of the work. The first edition (the Urtext edition of 1937) and Stadlen’s practical edition of 1979 were compared in regards to the expressive markings added by the composer and the performer, and interpretive aspects of recente literature as well as Stadlen’s texts were considered. Using the software Sonic Visualiser tempo fluctuations were analysed in the recordings by Peter Stadlen (1948), Yvonne Loriod (1961) and Charles Rosen (1969). The results brought to evidence two contrasting performance styles. On the one hand, the post-war style (Cook, 2016) of Loriod and Rosen, marked by the influence of the Darmstadt avant-garde, and, on the other hand, the pre-war style of Peter Stadlen, which calls into question the interpretive canon of the work established by the post-war style of performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPerformance practice of Anton Webern’s Variationen für Klavier Op. 27en
dc.subjectWebern, Anton, 1883-1945pt_BR
dc.subjectEdition comparisonen
dc.subjectStadlen, Peter, 1910-1996pt_BR
dc.subjectRecording comparisonen
dc.subjectLoriod, Yvonne, 1924-2010pt_BR
dc.subjectRosen, Charles, 1910-1996pt_BR
dc.subjectPerformance (Música)pt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectVariação (Música)pt_BR
dc.subjectPiano (Música)pt_BR
dc.titleVariationen für klavier, op. 27 de Anton Webern : sobre duas práticas de performance distintas a partir da edição dos textos e da gravação de Peter Stadlen e das gravações de Yvonne Loriod e Charles Rosenpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001006465pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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