Vulnerabilidade em saúde : o Programa Saúde na Escola em questão
Fecha
2016Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
O presente trabalho aborda o conceito de vulnerabilidade em saúde no contexto do Programa Saúde na Escola (PSE). Elucida-se que este conceito originou-se da insatisfação social com a visão tradicional sobre o processo saúde-doença, a qual está calcada nas análises de risco. No âmbito da saúde escolar, o PSE foi criado em 2007 com o escopo de promover a atenção integral à saúde do público escolar, vinculando-se à perspectiva de vulnerabilidade em saúde. Esta pesquisa procura investigar o conceit ...
O presente trabalho aborda o conceito de vulnerabilidade em saúde no contexto do Programa Saúde na Escola (PSE). Elucida-se que este conceito originou-se da insatisfação social com a visão tradicional sobre o processo saúde-doença, a qual está calcada nas análises de risco. No âmbito da saúde escolar, o PSE foi criado em 2007 com o escopo de promover a atenção integral à saúde do público escolar, vinculando-se à perspectiva de vulnerabilidade em saúde. Esta pesquisa procura investigar o conceito de vulnerabilidade em artigos acadêmicos e interpretar os documentos oficiais referentes ao PSE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental e confeccionado um quadro, instrumento que visa auxiliar a identificação de termos indicadores tanto do conceito de risco quanto de vulnerabilidade. Conclui-se que apesar do PSE estar calcado na vulnerabilidade como um ponto de vista, as produções científicas que versam sobre saúde escolar ainda estão descoladas desse conceito. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Especialização em Saúde Pública.
Colecciones
-
Ciencias de la Salud (1492)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License