O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil?
Fecha
2015Otro título
What the researchers' voices claim and what silences them about teaching in business administration?
Materia
Resumo
Esta pesquisa pretende compreender o que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o tema Ensino em Administração. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre tal tema nos eventos EnANPAD, EnEPQ e na revista Administração: Ensino e Pesquisa, no período entre 2010 e 2015. Para analisar os dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Como resultado, as vozes clamaram pela dialogicidade, pela interdisciplinaridade, pela integração das tecnologias de informação no ...
Esta pesquisa pretende compreender o que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o tema Ensino em Administração. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre tal tema nos eventos EnANPAD, EnEPQ e na revista Administração: Ensino e Pesquisa, no período entre 2010 e 2015. Para analisar os dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Como resultado, as vozes clamaram pela dialogicidade, pela interdisciplinaridade, pela integração das tecnologias de informação no ambiente formal de ensino. Foi observado também que as vozes calam assuntos como o processo de construção de conhecimento e como o processo de avaliação, em especial, no que tange a ótica dos alunos. Assim, evidenciou-se a necessidade de investigações acerca do Ensino Superior em Administração, em especial sobre os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. ...
Abstract
This research aims to understand the clamoring voices of the researchers and about what they are silent when the topic is Education in Business Administration. Thus a research was conducted to review the literature on this topic in EnANPAD, EnEPQ and in the journal Administration Review: Education and Research, between 2010 and 2015. To analyze the data, content analysis was used. As a result there was a consensus concerning the need for greater dialogicity, interdisciplinarity and integration ...
This research aims to understand the clamoring voices of the researchers and about what they are silent when the topic is Education in Business Administration. Thus a research was conducted to review the literature on this topic in EnANPAD, EnEPQ and in the journal Administration Review: Education and Research, between 2010 and 2015. To analyze the data, content analysis was used. As a result there was a consensus concerning the need for greater dialogicity, interdisciplinarity and integration of information technology in teaching formal environment. Also it was observed that researchers are silent about issues such as the process of knowledge construction and the evaluation process, in particular regarding the perspective of students. Finally, this study revealed the need for research into Higher Education in Business Administration, in particular about the teaching processes, learning and assessment, so that the understanding of these processes is possible. ...
En
Revista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Revista ADM.MADE. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de sá, 2015. Vol. 19, n. 3 (set./dez. 2015), p. 77-93
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39951)Ciencias Sociales Aplicadas (4073)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License