Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Henrique Carlos de Oliveira dept_BR
dc.contributor.authorLopes, Jadept_BR
dc.date.accessioned2016-10-28T02:18:10Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149332pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho retoma os conceitos de poder brando, de Joseph Nye, e de indústria cultural, de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, para investigar o consumo de telenovelas brasileiras nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e a influência cultural que acontece a partir desse consumo. As principais fontes utilizadas são trabalhos acadêmicos das áreas de Comunicação, Relações Internacionais e Antropologia e dados disponibilizados por organizações internacionais referentes ao comércio internacional de bens e serviços culturais. É feito um breve histórico das novelas como gênero televisivo no Brasil e de sua transformação em um produto de exportação, em meados da década de 1970. Entre os países africanos de língua portuguesa, foi possível encontrar informações mais detalhadas sobre Angola, Moçambique e Cabo Verde. Conclui-se que existe um consumo significativo de novelas brasileiras nesses países, a ponto de promover uma influência cultural perceptível em diversos âmbitos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper refers to the concepts of soft power, created by Joseph Nye, and of cultural industry, by Theodor W. Adorno and Max Horkheimer, to investigate the consumption of Brazilian telenovelas in Portuguese-speaking African countries (PALOP) and the cultural influence caused by that consumption. The main sources are academic papers in the fields of Communication, International Relations and Anthropology as well as data provided by international organizations related to international trade in cultural goods and services. There is a brief history of novels as a televisions genre in Brazil and its transformation in an export product in the mid-1970s. Among the African Portuguese-speaking countries, it was possible to find more detailed information on Angola, Mozambique and Cape Verde. We conclude that there is a significant consumption of Brazilian soap operas in those countries, so much as to promote a noticeable cultural influence in different areas.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.subjectSoft poweren
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCultural industryen
dc.subjectPALOPen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.subjectTelenovelasen
dc.titlePoder brando e cultura nas relações internacionais : o consumo de telenovelas brasileiras na África lusófonapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001005903pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples