Mostrar registro simples

dc.contributor.authorReis, Aline Henriquespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Sérgio Eduardo Silva dept_BR
dc.contributor.authorBandeira, Denise Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Nara Côrtespt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Neanderpt_BR
dc.contributor.authorSperb, Tania Marapt_BR
dc.date.accessioned2016-10-26T02:19:27Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1413-389Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149227pt_BR
dc.description.abstractO Emotion Regulation Checklist (ERC) é um instrumento de heterorrelato que se propõe avaliar o nível de regulação emocional de crianças por meio de duas subescalas, a saber, Regulação Emocional (RE) e Labilidade/Negatividade Emocional (L/N). A RE estima a expressão das emoções, empatia e autoconsciência emocional e a L/N avalia falta de fl exibilidade, desregulação de raiva e labilidade do humor. Objetivou-se traduzir, adaptar e investigar evidências de validade da versão brasileira do ERC. Conduziram-se dois estudos: Estudo I: Tradução e Adaptação do ERC para a cultura brasileira; Estudo II: Investigação de evidências de validade do ERC. Participaram da pesquisa 561 informantes (pais e professoras) de crianças com idades de 3 a 12 anos. Os pressupostos para análise fatorial exploratória foram adequados e a solução bifatorial (RE e L/N) foi a indicada explicando 57% da variância (L/N α = 0,77 e RE α = 0,73). A subescala L/N apresentou correlações positivas com medidas de comportamentos problemáticos e a subescala RE apresentou correlações positivas com medidas de habilidades sociais. Os resultados suportaram primeiras evidências de validade do ERC para a cultura brasileira.pt_BR
dc.description.abstractThe Emotion Regulation Checklist (ERC) is an instrument for the hetero-evaluation of the level of emotion regulation of children by means of two scales, Emotion Regulation (ER) and Emotional Lability/Negativity (L/N). ER assesses the expression of emotions, empathy, and emotional self-awareness, while L/N assesses the lack of fl exibility, anger dysregulation, and mood lability. The aim of this study is to perform the translation and cross-cultural adaptation of the ERC and investigate evidence of the validity of its Brazilian version. Two studies are conducted: Study I – Translation and cross-cultural adaptation of ERC for use in Brazil; and Study II – Investigation of evidence of the validity of the ERC. The sample includes 561 informants (parents and teachers) on children aged 3-12 years old. The exploratory factor analysis (EFA) assumptions are adequate, and the two-factor solution (ER and L/N) is shown to be the most adequate, explaining 57% of the variance (L/N α = .77 and ER α = .73). Subscale L/N is positively correlated with measurements of behavioral problems, while subscale ER is positively correlated with measurements of social skills. The present study provides the fi rst evidence of the validity of the ERC for use in the Brazilian context.en
dc.description.abstractEl Emotion Regulation Checklist (ERC) es un instrumento de heterorrelato que propone evaluar el nivel de regulación emocional por medio de dos sub-escalas, Regulación Emocional (RE) y Labilidad/ Negatividad (LN). La RE mide la expresión de las emociones, empatía y autoconsciencia emocional y la L/N evalúa la ausencia de fl exibilidad, desregulación de rabia y labilidad del humor. Se tuvo como objetivo traducir, adaptar e investigar evidencias de validad de la versión brasileña del ERC. Fueron realizados dos estudios: Estudio I: Traducción y Adaptación del ERC para la cultura brasileña; Estudio II: Investigación de evidencias de validad del ERC. Participaron en esta investigación 561 informantes (padres y profesores) de niños con edad de 3 a 12 años. Los presupuestos para el análisis factorial exploratorio fueron adecuados y la solución bifactorial (RE y L/N) fue la indicada explicando el 57% de la varianza (L/N α = .77 y RE α = .73). La sub-escala L/N presentó correlaciones positivas con medidas de comportamientos problemáticos y la sub-escala RE presentó correlaciones positivas con medidas de habilidades sociales. Los resultados dan soporte a las primeras evidencias de validad del ERC para la cultura brasileña.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTemas em psicologia. São Paulo. Vol. 24, n. 1 ( mar. 2016), p. 77-96.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdaptationen
dc.subjectValidade dos testespt_BR
dc.subjectEmotion regulation checklisten
dc.subjectTestes psicológicospt_BR
dc.subjectRegulação emocionalpt_BR
dc.subjectValidationen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdaptaciónes
dc.subjectEmotion regulation checklistes
dc.subjectTraduçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectValidaciónes
dc.titleEmotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileirapt_BR
dc.title.alternativeEmotion Regulation Checklist (ERC) : preliminary studies of cross-cultural adaptation and validation for use in Brazilen
dc.title.alternativeEmotion Regulation Checklist (ERC) : estudios preliminares de adaptación y validación de cultura de Brasiles
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001005127pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples