Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSimões, Luciene Julianopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-14T02:14:35Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn1679-8740pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149029pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, teço algumas considerações acerca da seguinte e importante questão para a pesquisa sobre a aprendizagem de uma segunda língua: dentro de que quadro de pressupostos tal área de pesquisa poderá trazer respostas úteis às questões que se colocam os professores de língua estrangeira com relação a suas práticas? No que toca a pressupostos fundamentais sobre a aquisição da linguagem, é possível traçar um limite de tal forma que, de um lado, estarão abordagens da aquisição que podem ser reunidas sob o rótulo de ‘cognitivistas’ e, de outro, aquelas a que me refiro como ‘sociointeracionais’. O argumento a ser desenvolvido é o de que, considerando tudo o que torna o ensino de uma segunda língua um terreno de reflexão e de teorização educacional, a abordagem mais profícua é aquela advinda de aportes sociointeracionais. A fim de tecer tal argumentação, primeiro reviso estudos cognitivistas da ASL, em seguida reviso estudos sociointeracionais, e, finalmente, procuro comparar as contribuições que dão como guias e recursos para as práticas do professor e como áreas fundamentais na formação do professor.pt
dc.description.abstractIn this paper I address the following fundamental question concerning second language learning research: under what set of assumptions it will lead to the most useful answers to the questions FL teachers pose themselves in their practice? As far as fundamental assumptions about acquisition go it is possible to draw a line in such a way that on one side we will have approaches that can be subsumed under the ‘cognitive’ tag, and on the other side we will have approaches that concentrate on social interaction as a key concept. The point to be made is that those approaches that take interaction as the main construct of research are directly relevant for FLT as an area of everday life reflection and of theorizing. For such purpose I will first consider a typically cognitive study of a high empirical standard, a sociocultural study also of high standards, and finally compare them as possible guides or resources for the teacher’s practice and as a fundamental research area for teacher education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCalidoscópio. São Leopoldo, RS. Vol. 2, n. 1 (jan./jun. 2004), p. 5-16pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSecond language learningen
dc.subjectLíngua estrangeira : Aquisiçãopt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectClassroom interactionen
dc.subjectCritical perioden
dc.titleO papel da pesquisa em aquisição de segunda língua na formação do professor de língua estrangeira : apreciações sobre alguns encontros e desencontrospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000437129pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples