Refletindo sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral

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Date
2016Author
Type
Title alternative
Reflecting about the body situatioon of being a child with cerebral palsy
Reflexionando acerca de la corporalidad de ser un niño con parálisis cerebral
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Objetivo: instigar o exercício de refletir sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral a partir do olhar da fenomenologia existencial. Método: estudo descritivo, do tipo reflexão teórico filosófica à luz da perspectiva heidegeriana. Resultados: os padrões de normalidade vigentes na sociedade supervalorizam as questões morfofuncionais em detrimento do ser criança que vive com necessidades especiais, como um ser que pode adotar uma atitude autêntica e alcançar o auge do desenvolvim ...
Objetivo: instigar o exercício de refletir sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral a partir do olhar da fenomenologia existencial. Método: estudo descritivo, do tipo reflexão teórico filosófica à luz da perspectiva heidegeriana. Resultados: os padrões de normalidade vigentes na sociedade supervalorizam as questões morfofuncionais em detrimento do ser criança que vive com necessidades especiais, como um ser que pode adotar uma atitude autêntica e alcançar o auge do desenvolvimento de todo seu ser-capaz-de-fazer. Conclusão: Faz-se necessário um pensar na criança que vive com paralisia cerebral como uma criança e não como um conjunto de limitações. Demonstrar que a criança que vive com paralisia cerebral pode atuar através de modos inéditos de potencialidade de ser-no-mundo compensando e superando suas privações. ...
Abstract
Objective: to instigate the exercise on reflecting about the corporeal nature of being a child with cerebral palsy from the gaze of existential phenomenology. Method: descriptive study of type philosophical theoretical reflection in the light of the Heideggerian perspective. Results: the normality standards in force in society stress morphofunctional issues in detriment of the child who lives with special needs, as a being who can adopt an authentic attitude and achieve the pinnacle of developm ...
Objective: to instigate the exercise on reflecting about the corporeal nature of being a child with cerebral palsy from the gaze of existential phenomenology. Method: descriptive study of type philosophical theoretical reflection in the light of the Heideggerian perspective. Results: the normality standards in force in society stress morphofunctional issues in detriment of the child who lives with special needs, as a being who can adopt an authentic attitude and achieve the pinnacle of development of all its being-able-to-do. Conclusion: it becomes necessary to think about the child who lives with cerebral palsy as a child and not as a set of limitations. To demonstrate that the child who lives with cerebral palsy may act through unique modes of potentiality of being-in-the-world, counterbalancing and overcoming their privations. ...
Resumen
Objetivo: propiciar el ejercicio de la reflexión acerca de la corporalidad de ser un niño con parálisis cerebral desde la mirada de la fenomenología existencial. Método: se realizó un estudio descriptivo del tipo filosófico de reflexión teórica a la luz de la perspectiva heideggeriana. Resultados: la normalidad las normas vigentes en la sociedad supervaloran los aspectos morfo-funcionales en detrimento del niño que vive con necesidades especiales como un ser que puede adoptar una actitud de aut ...
Objetivo: propiciar el ejercicio de la reflexión acerca de la corporalidad de ser un niño con parálisis cerebral desde la mirada de la fenomenología existencial. Método: se realizó un estudio descriptivo del tipo filosófico de reflexión teórica a la luz de la perspectiva heideggeriana. Resultados: la normalidad las normas vigentes en la sociedad supervaloran los aspectos morfo-funcionales en detrimento del niño que vive con necesidades especiales como un ser que puede adoptar una actitud de auténtica y alcanzar el pináculo del desarrollo de todo su ser-poder-hacer. Conclusión: existe una necesidad de pensar en el hijo que vive con parálisis cerebral como un niño y no como un conjunto de limitaciones. Demostrar que el niño que vive con parálisis cerebral puede actuar a través de modos únicos de la potencialidad de ser-en-el-mundo, compensar y superar sus dificultades. ...
In
Revista de Enfermagem UFPE On Line. Recife. Vol. 10, n.8 (ago. 2016), p. 3119-3123
Source
National
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