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Concreto protendido : dimensionamento de longarina de uma ponte isostática com pós-tração
dc.contributor.advisor | Rios, Roberto Domingo | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Felipe Abiz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-30T02:15:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/148729 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata sobre o dimensionamento das longarinas de uma ponte em nível com vão de 25 metros. A ponte estudada pertence à classe 45, possui a superestrutura em vigas com seção T isostáticas bi apoiadas com protensão parcial aderente em pós-tração. A largura do tabuleiro da ponte foi definida de forma a acomodar duas faixas de tráfego com 3,6 m cada uma, 2 acostamentos com 1,8 m além de guarda rodas com largura de 0,4 m. As disposições construtivas e carregamentos considerados no estudo foram determinados segundo indicações das normas NBR 7187:2003 e 7188:2013. Depois de adquiridas as solicitações do carregamento permanente e do carregamento móvel, foi feita a combinação de carregamentos segundo as disposições da NBR 8681:2003. O dimensionamento da longarina protendida e cálculo das perdas de protensão imediatas e progressivas seguiram as recomendações da NBR 6118:2014 e dos autores citados nas Referências Bibliográficas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Concreto protendido : dimensionamento de longarina de uma ponte isostática com pós-tração | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001002267 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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