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dc.contributor.advisorRios, Roberto Domingopt_BR
dc.contributor.authorPereira, Felipe Abizpt_BR
dc.date.accessioned2016-09-30T02:15:21Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148729pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata sobre o dimensionamento das longarinas de uma ponte em nível com vão de 25 metros. A ponte estudada pertence à classe 45, possui a superestrutura em vigas com seção T isostáticas bi apoiadas com protensão parcial aderente em pós-tração. A largura do tabuleiro da ponte foi definida de forma a acomodar duas faixas de tráfego com 3,6 m cada uma, 2 acostamentos com 1,8 m além de guarda rodas com largura de 0,4 m. As disposições construtivas e carregamentos considerados no estudo foram determinados segundo indicações das normas NBR 7187:2003 e 7188:2013. Depois de adquiridas as solicitações do carregamento permanente e do carregamento móvel, foi feita a combinação de carregamentos segundo as disposições da NBR 8681:2003. O dimensionamento da longarina protendida e cálculo das perdas de protensão imediatas e progressivas seguiram as recomendações da NBR 6118:2014 e dos autores citados nas Referências Bibliográficas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleConcreto protendido : dimensionamento de longarina de uma ponte isostática com pós-traçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001002267pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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