Mostrar el registro sencillo del ítem
Propostas de características para as estações do novo metrô de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Senna, Luiz Afonso dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Bahu, Vinícius Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-30T02:15:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/148690 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata da apresentação de características a serem consideradas em estaçãos subterrâneas de metrô a serem construídas na cidade de Porto Alegre. O trabalho analisou especificamente as doze estações subterrâneas planejadas para a nova linha de metrô que será construida entre a FIERGS e o bairro Centro Histórico. A partir da pesquisa bibliográfica, foi apresentada a origem dos sistemas de metrô em Londres durante o século XIX e em seguida o histórico recente do metrô de Porto Alegre, de forma a procurar uma melhor compreensão da linha planejada e do que é planejado para ela. A seguir, também se utilizando de pesquisa bibliográfica, com um foco em normas brasileiras e nas estações mais recentes do metrô de São Paulo, foram definidas características necessárias ou recomendadas para estações de metrô. Para o método construtivo das estações e para a configuração das plataformas, que podem variar muito de estação para estação, foram apresentadas diferentes opções existentes. A partir da combinação dos dados obtidos sobre estações de metrô em geral e das informações disponíveis sobre o metrô de Porto Alegre, foi feita uma análise sobre as características indicadas para as estações do metrô de Porto Alegre. As estações foram analisadas primeiramente em conjunto e depois individualmente. Para a análise individual de cada estação foram utilizados mapas com a localização planejada para a estação e todas as edificações próximas, de forma de que o local onde será feita cada estação foi analisado em relação à localização e viabilidade dos acessos, aos possíveis métodos construtivos e a possíveis parcerias com estabelecimentos comerciais locais. Por fim, foram feitas algumas considerações finais sobre o trabalho. Nessas considerações finais foram feitas algumas recomendações para a definição de características para estações de metrô e foram feitas recomendações para o caso específico do metrô de Porto Alegre em relação às parcerias possíveis de serem feitas e à necessidade de buscar as tecnologias mais recentes caso o projeto ainda demore a ser executado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Propostas de características para as estações do novo metrô de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001002499 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Ingenierías (5789)