Propostas de características para as estações do novo metrô de Porto Alegre
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Date
2016Author
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Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho trata da apresentação de características a serem consideradas em estaçãos subterrâneas de metrô a serem construídas na cidade de Porto Alegre. O trabalho analisou especificamente as doze estações subterrâneas planejadas para a nova linha de metrô que será construida entre a FIERGS e o bairro Centro Histórico. A partir da pesquisa bibliográfica, foi apresentada a origem dos sistemas de metrô em Londres durante o século XIX e em seguida o histórico recente do metrô de Porto Alegre, ...
Este trabalho trata da apresentação de características a serem consideradas em estaçãos subterrâneas de metrô a serem construídas na cidade de Porto Alegre. O trabalho analisou especificamente as doze estações subterrâneas planejadas para a nova linha de metrô que será construida entre a FIERGS e o bairro Centro Histórico. A partir da pesquisa bibliográfica, foi apresentada a origem dos sistemas de metrô em Londres durante o século XIX e em seguida o histórico recente do metrô de Porto Alegre, de forma a procurar uma melhor compreensão da linha planejada e do que é planejado para ela. A seguir, também se utilizando de pesquisa bibliográfica, com um foco em normas brasileiras e nas estações mais recentes do metrô de São Paulo, foram definidas características necessárias ou recomendadas para estações de metrô. Para o método construtivo das estações e para a configuração das plataformas, que podem variar muito de estação para estação, foram apresentadas diferentes opções existentes. A partir da combinação dos dados obtidos sobre estações de metrô em geral e das informações disponíveis sobre o metrô de Porto Alegre, foi feita uma análise sobre as características indicadas para as estações do metrô de Porto Alegre. As estações foram analisadas primeiramente em conjunto e depois individualmente. Para a análise individual de cada estação foram utilizados mapas com a localização planejada para a estação e todas as edificações próximas, de forma de que o local onde será feita cada estação foi analisado em relação à localização e viabilidade dos acessos, aos possíveis métodos construtivos e a possíveis parcerias com estabelecimentos comerciais locais. Por fim, foram feitas algumas considerações finais sobre o trabalho. Nessas considerações finais foram feitas algumas recomendações para a definição de características para estações de metrô e foram feitas recomendações para o caso específico do metrô de Porto Alegre em relação às parcerias possíveis de serem feitas e à necessidade de buscar as tecnologias mais recentes caso o projeto ainda demore a ser executado. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
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