A hegemonia do esporte e a esportivização da aula de educação física no âmbito escolar : uma revisão bibliográfica

View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo deste trabalho é abordar um assunto que, há anos assombra a Educação Física escolar, que é a “Esportivização” da Educação Física, assim como a “Hegemonia” de modalidades esportivas em suas aulas. Para o desenvolvimento deste assunto, tomei por base, referenciais teóricos, para que assim, seja possível compreender essa escolha, quase que sempre fiel, do esporte como agente difusor do movimento na escola e, assim, possamos entender alguns questionamentos, como por exemplo: Por que os p ...
O objetivo deste trabalho é abordar um assunto que, há anos assombra a Educação Física escolar, que é a “Esportivização” da Educação Física, assim como a “Hegemonia” de modalidades esportivas em suas aulas. Para o desenvolvimento deste assunto, tomei por base, referenciais teóricos, para que assim, seja possível compreender essa escolha, quase que sempre fiel, do esporte como agente difusor do movimento na escola e, assim, possamos entender alguns questionamentos, como por exemplo: Por que os professores de Educação Física, muito embora em sua graduação tenham disciplinas como dança, ginástica, folclore, entre outras, pouco se utilizam de tais conteúdos, prevalecendo em suas aulas conteúdos esportivos, não obstante, o “Quarteto Mágico” (Futebol, Voleibol, Basquetebol, Handebol). ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
