O pensamento matemático na Escola Básica

Visualizar/abrir
Data
2013Tipo
Outro título
The mathematical thinking in the Secondary School
Assunto
Resumo
Com o objetivo de fazer o leitor refletir sobre a questão “Como familiarizar gradativamente os alunos da Escola Básica com o pensamento matemático?”, relata-se, neste artigo, uma experiência de sala de aula de oitavo ano do Ensino Fundamental, realizada em 2008, na qual o professor, enquanto discute as propriedades da operação de adição de números naturais, procura desenvolver a abstração e o pensamento matemático dos alunos, sem se afastar da linguagem inerente a este nível de escolaridade. Es ...
Com o objetivo de fazer o leitor refletir sobre a questão “Como familiarizar gradativamente os alunos da Escola Básica com o pensamento matemático?”, relata-se, neste artigo, uma experiência de sala de aula de oitavo ano do Ensino Fundamental, realizada em 2008, na qual o professor, enquanto discute as propriedades da operação de adição de números naturais, procura desenvolver a abstração e o pensamento matemático dos alunos, sem se afastar da linguagem inerente a este nível de escolaridade. Essa e outras atividades que buscavam o mesmo objetivo despertaram, em alguns alunos, o hábito de tentar justificar matematicamente os resultados trabalhados em sala de aula. ...
Abstract
Contido em
Zetetiké. Campinas. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 2013), p. 149-161
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42747)Ciências Exatas e da Terra (6359)
Este item está licenciado na Creative Commons License
