Mostrar el registro sencillo del ítem
Evita Perón e o cinema argentino na perspectiva de Libertad Lamarque
dc.contributor.author | Kerber, Alessander Mario | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T02:14:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1517-2120 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/148365 | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente artigo, proponho uma análise da forma como Libertad Lamarque representou Evita Perón. Lamarque, intitulada Reina Del Tango, foi a principal protagonista do cinema argentino durante a década de 1930 e até meados dos anos 1940. Durante as gravações do filme Cabalgata del circo, em 1945, teria ocorrido o conflito entre a protagonista do filme, Libertad, e uma das coadjuvantes que iniciava sua carreira política, Evita. Apesar de não haver nenhum documento oficial emitido pelo governo Perón, Libertad Lamarque não recebeu mais convites para filmar naquele país desde aquele momento, radicando-se no México. Na ausência de documentos oficiais recorro às narrativas autobiográficas para lançar luz sobre esta questão. Proponho demonstrar que Libertad tinha um “projeto” de ser representante feminina da nação Argentina e que seu conflito com Evita se relaciona com essa questão. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this article I propose an analysis of how Libertad Lamarque represented Evita Peron. Lamarque, entitled Reina Del Tango, was also the main protagonist of Argentine cinema during the 1930s and until the 1940s. During the movie recordings Cabalgata del circo in 1945, would have been the conflict between the protagonist of the film, Libertad, and one of the supporting actors who began his political career, Evita. Although there is no official document issued by the Peron government, Libertad Lamarque did not receive more invitations to perform filming in that country since that time by rooting it in Mexico. In the absence of these official documents, resort to autobiographical narratives to shed light on this issue. I propose also demonstrate thah Libertad had a “project” to be female representation of the Argentine nation and its conflict with Evita relates to this issue. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Dimensões : revista de história da UFES. Vitória, ES. N. 36 (2016), p. [268]-291 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Perón, Eva, 1919-1952 | pt_BR |
dc.subject | Peronism biography | en |
dc.subject | Movies | en |
dc.subject | Lamarque, Libertad, 1908-2000 | pt_BR |
dc.subject | Biografia | pt_BR |
dc.subject | Libertad Lamarque | en |
dc.subject | Eva Perón | en |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | Evita Perón e o cinema argentino na perspectiva de Libertad Lamarque | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001000150 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (38920)Ciencias Humanas (6646)