Um estudo de caso sobre softwares voltados para o ensino da geometria
Fecha
2010Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Este trabalho apresenta Metodologia para Avaliação sobre a usabilidade de Softwares Educacionais no estudo de matemática do ensino médio. Neste contexto, os softwares avaliados foram: GEOGEBRA, POLY e CABRI, e as heurísticas que fundamentam a avaliação foram extraídas de Nielsen (1993). O estudo envolveu conhecimentos advindos dos anos de prática do autor, que vem atuando como professor no ensino médio e envolve também uma pesquisa realizada pelo mesmo sobre conceitos relacionados à usabilidade ...
Este trabalho apresenta Metodologia para Avaliação sobre a usabilidade de Softwares Educacionais no estudo de matemática do ensino médio. Neste contexto, os softwares avaliados foram: GEOGEBRA, POLY e CABRI, e as heurísticas que fundamentam a avaliação foram extraídas de Nielsen (1993). O estudo envolveu conhecimentos advindos dos anos de prática do autor, que vem atuando como professor no ensino médio e envolve também uma pesquisa realizada pelo mesmo sobre conceitos relacionados à usabilidade. Além disso, utilizou-se como subsídio a ISO 9241-11, onde se estabelece que a usabilidade corresponde à qualidade de uso que orienta e fornece parâmetros metodológicos visando a melhoria de processos de usabilidade de software educacional. A metodologia e as heurísticas foram validadas por meio de demonstrações e comparações entre os softwares de matemática em foco a geometria como conteúdo. Elas podem ser utilizadas em avaliações formativas, colaborando para que o desenvolvedor descubra aspectos negativos e positivos referentes aos softwares, permitindo ao professor uma visão geral sobre em que ponto a ferramenta pode se adequar aos seus objetivos pedagógicos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License