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dc.contributor.advisorFolberg, Maria Nestrovskypt_BR
dc.contributor.authorSilva, Denise Regina Quaresma dapt_BR
dc.date.accessioned2008-12-17T04:12:31Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14833pt_BR
dc.description.abstractA presente tese, de cunho qualitativo, versa sobre o universo da gravidez na adolescência, através de entrevistas semi-abertas, investigando de que modo adolescentes grávidas narram essa ocorrência. A pesquisa apresenta como objetivos principais oportunizar o entendimento de como adolescentes grávidas compreendem temas como iniciação sexual de jovens, gravidez juvenil, contracepção e aborto, analisando este entendimento frente à realidade que vivenciam, conhecendo e compreendendo as informações adquiridas através do meio escolar e familiar, bem como compreender o quanto o relacionamento que as adolescentes têm com seu meio sócio-familiar repercutiu para o acontecimento das gestações e como os aspectos conscientes e inconscientes destas pertenças familiares podem estar ligados a tais ocorrências. A análise do material é feita dentro do estudo de caso psicanalítico, e a ancoragem teórica situa-se nos campos de pesquisa da interlocução da psicanálise freudo-lacaniana, propiciando explicações sobre a temática não restritas ao referencial biológico e articuladas ao campo da Educação.pt_BR
dc.description.abstractThe present thesis, of a qualitative approach, embraces the universe of the pregnancy in the adolescence, through non-directive interviews, investigating the way pregnant adolescents tell this occurrence.The research presents as main objectives, the offering of some understanding of how adolescents comprehend a sexual life beginning, youth pregnancy, contraception and abortion, analyzing their own comprehension facing the reality they live, leading to know and understand the information adolescents have about these topics, which are got from a school-family environment, as well as comprehending how much the adolescents´ social-family environment has reflected the happening of these pregnancies, and how the conscious and unconscious aspects of the family characteristics can be connected to such occurrence. This material analysis is made throughout a case study in psychoanalysis and the theorist approach is based on a field research and on Freud - Lacan Psychoanalysis, favoring not some explanations about the biological aspects but a link to the Educational field.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildbearing in adolescenceen
dc.subjectGravidezpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectSex-educationen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectIdentificationen
dc.titleMães-menininhas : a gravidez na adolescência escutada pela psicanálise e educaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000669541pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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