Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Roben Roges da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-20T02:14:42Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148319pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo, através da conexão entre matemática e arte, verificar as possibilidades e quais conhecimentos matemáticos podem emergir através de construções anamórficas. Lastreado por conceitos do design instrucional, buscamos realizar a abordagem de conceitos matemáticos envolvendo a visualização e a representação gráfica, através da técnica artística conhecida como anamorfose. Para tanto, leituras e pesquisas, principalmente na rede digital foram necessárias, uma vez que não foi encontrado literatura específica, e os trabalhos lidos não descreviam literalmente os passos necessários para a construção. Atividades foram realizadas em sala de aula com alunos do curso pré-vestibular popular Dandara. Inicialmente foram projetados vídeos e imagens para a observação como motivação para a discussão sobre a técnica e, então, procedeu-se a construção de desenhos anamórficos, buscando desenvolver a habilidade de relacionar o objeto observado com o representado. Conclui-se que a conexão entre matemática e arte realizada pelo tema anamorfose contribui para uma abordagem diferenciada na exploração e ensino/aprendizagem de diversos conteúdos matemáticos inter-relacionados.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims, through the connection between mathematics and art, exploring the possibilities and what mathematical knowledge can emerge through anamorphics constructions. Backed by concepts of instructional design, we seek to realize the approach of mathematical concepts involving visualization and graphical representation, through artistic technique known as anamorphosis. Therefore, reading and research, especially in the web were necessary, since it was not found specific literature, and papers read not literally describe the steps needed to build. Students of popular pre-university Dandara carried out activities in the classroom. Initially were displayed videos and images as motivation for the discussion of the technical and then proceeded to the construction of anamorphic drawings, trying to develop the ability to relate the observed object with the represented. We conclude that the connection between mathematics and art performed by the anamorphic theme contributes to a differentiated approach in exploring and teaching / learning of several interrelated mathematical content.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectAnamorphosisen
dc.subjectGraphic representationen
dc.subjectRepresentação gráficapt_BR
dc.subjectGeometryen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectInstructional designen
dc.titleAtividades de anamorfose : uma contribuição para a educação matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001002843pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples