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dc.contributor.advisorDoll, Johannespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Katiane Machado dapt_BR
dc.date.accessioned2008-12-17T04:12:28Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14825pt_BR
dc.description.abstractEsta Dissertação de Mestrado estuda a situação das pessoas idosas dentro do Movimento Sem Terra e as práticas sociais que formam/educam estes idosos. Os elos que entrelaçam e fundamentam o estudo são as questões do envelhecimento, dos movimentos sociais em geral, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da educação. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa que envolveu sete pessoas com idade avançada em dois assentamentos no Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e observações da vida cotidiana destes sujeitos, voltadas para as categorias analíticas de “luta”, “trabalho” e “relações comunitárias”. Uma análise dos dados demonstra, que todos os sujeitos participaram ativamente da construção do Movimento. Atualmente, seis dos sete idosos não se envolvem mais ativamente nas lutas clássicas do MST, vivendo certo conflito interno entre a exigência de um movimento contínuo colocado pelo MST e a percepção das suas limitações próprias pela idade e saúde, mas também por encontrar pouco espaço de atuação no próprio Movimento. Desta forma, o envelhecimento também no campo coloca o desafio para o MST de encontrar espaços adequados para seus membros idosos de continuarem na luta. A partir das falas dos participantes percebe-se a possibilidade de que manter as tradições do campo (sementes crioulas, cuidado com a biodiversidade, etc.) e manter as tradições do próprio Movimento poderia constituir um espaço adequado para este grupo etário.pt_BR
dc.description.abstractEsta disertación de “Maestrazgo” estudia la situación de las personas ancianas dentro del Movimento Sem Terra y las prácticas sociales que forman/educan estos ancianos. Los puntos que entrelazan y fundamentan el estudio son las cuestiones del envejecimiento, de los movimientos sociales en general, del Movimento Sem Terra y de la educación. Se trata de un estudio de caso de naturaleza cualitativa que envolvió siete personas con edad avanzada en dos asentamientos en el Rio Grande do Sul. Fueron realizadas entrevistas medio estructuradas y observaciones de la vida cuotidiana de estos sujetos, vueltas para las categorías analíticas de “lucha”, “trabajo” y “relaciones comunitarias”. Un análisis de los datos demuestra que todos los sujetos participaron activamente de la construcción del Movimiento. Actualmente, seis de los siete ancianos no se envuelven más activamente en las luchas clásicas del MST, viviendo cierto conflicto interno entre la exigencia de un movimiento continuo colocado por el MST y la percepción de sus limitaciones propias por la edad y salud, pero también por encontrar poco espacio de actuación en el propio Movimiento. De esta forma, el envejecimiento también en el campo coloca el desafío para el MST de encontrar espacios adecuados para que sus miembros ancianos continúen en la lucha. A partir de las colocaciones de los participantes se percibe la posibilidad de que mantener las tradiciones del campo (semillas criollas, cuidado de la biodiversidad, etc.) y mantener las tradiciones del propio Movimiento podría constituir un espacio adecuado para este grupo de edad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvejecimientoes
dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.pt_BR
dc.subjectPessoa idosapt_BR
dc.subjectMovimientos sociales del campoes
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectTrabalhador ruralpt_BR
dc.subjectMSTes
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAncianoses
dc.titleGerações no movimento do movimento : um estudo do envelhecimento no MSTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000668488pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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