Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVanz, Samile Andrea de Souzapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Patrícia Mallmann Soutopt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Gloria Isabel Sattaminipt_BR
dc.contributor.authorMachado, Geraldo Ribaspt_BR
dc.date.accessioned2016-09-16T02:13:27Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1414-4077pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148191pt_BR
dc.description.abstractDivulga resultados da pesquisa sobre evasão e retenção no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no período 2000/1 a 2009/2. Define aspectos do perfil do aluno deste Curso quanto a ingresso, renda familiar, motivação em relação ao curso, atividades remuneradas, utilização de benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, motivação para a retenção, sentimento quanto à possibilidade de desistência do curso e quanto ao mercado de trabalho. Utiliza método quali-quantitativo, por meio de aplicação de questionários e entrevistas. Os resultados apontam um índice de evasão de quase 40% e de retenção de 46%; há forte relação entre a vontade do aluno de cursar Biblioteconomia e o nível de conhecimento do currículo e das possibilidades de atuação profissional; a fragilidade na escolha do curso pode ser responsável por grande parte das retenções e evasões no curso; a necessidade de trabalhar representa grande influência na retenção e na evasão no curso; 50% dos alunos têm renda familiar inferior a 3,5 salários mínimos; há considerável utilização de benefícios concedidos pela universidade por parte dos alunos do curso; 86,2% dos alunos que evadiram sentiam-se insatisfeitos ou pouco satisfeitos com o curso; 66% dos alunos que evadiram do curso de Biblioteconomia ingressaram posteriormente em outro curso superior e estão cursando ou já se graduaram; a iniciativa para desistir e, de fato, a desistência, acontece logo no início do curso, especialmente no primeiro semestre Conclui-se que no geral o aluno de Biblioteconomia da UFRGS tem grande responsabilidade com relação à sua família ou ao seu sustento próprio; muitos alunos são atraídos ao curso por interesses pelo ensino superior, mas sem conhecer mais profundamente a área de Biblioteconomia; os três primeiros semestres são decisivos no que tange a um trabalho específico para reduzir as retenções e acelerar as evasões, caso sejam inevitáveis.pt_BR
dc.description.abstractReports the research results on dropout and grade retention of students in the course of Librarianship at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) between 2000/1-2009/2. It defines aspects of the profile of the student of this course such as entry, family income, motivation towards the course, paid activities, use of benefits from the Office of Student Affairs, motivation for grade retention, feeling towards the possibility of cancellation of the course and in relation to the labor market. It uses a qualitative and quantitative method, by applying questionnaires and interviews. The results show a dropout rate of almost 40% and a grade retention of 46%; there is a strong relationship between the student’s willingness to attend the course of Librarianship and his/her level of knowledge about the curriculum and about the possibilities of professional practice. Weak reasons for the choice of the course may be responsible for a large percentage of dropouts and long-term students, as well as their need to work, because 50% of the students have family incomes below the rate of 3.5 minimum wages. There is considerable use of the benefits granted by the university among students of the course; 86.2 % of students who have dropped out felt dissatisfied or only somewhat satisfied with the course; 66 % of students who dropped out of the course of Librarianship later joined another course that they are attending or have already graduated; the choice to give up, and in fact the dropout occurs early in the course, especially along the first semester It concludes that the average student of Librarianship at UFRGS has a great sense of responsibility towards his/her family or his/her own support; many students are attracted to the course by their interest for higher education, but without a deeper understanding of the field of librarianship; the first three semesters are decisive in regard to specific measures to reduce grade retention and accelerate dropouts, if unavoidable.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação : revista de avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 21, n. 2 (jul. 2016), p. 541-568.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversity dropouten
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectGrade retentionen
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectLibrarianship courseen
dc.subjectUFRGSen
dc.titleEvasão e retenção no curso de Biblioteconomia da UFRGSpt_BR
dc.title.alternativeUniversity dropout and grade retention at UFRGS Librarianship course en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001000438pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples