Tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo teve como objetivo geral caracterizar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, as tecnologias educacionais digitais desenvolvidas o ensino de habilidades de Enfermagem; e como objetivo específico identificar de que forma as tecnologias educacionais digitais podem colaborar no ensino de Enfermagem. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura orientada pela questão norteadora: de que forma o uso de tecnologias educacionais digitais colabora no ensino de habilida ...
O presente estudo teve como objetivo geral caracterizar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, as tecnologias educacionais digitais desenvolvidas o ensino de habilidades de Enfermagem; e como objetivo específico identificar de que forma as tecnologias educacionais digitais podem colaborar no ensino de Enfermagem. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura orientada pela questão norteadora: de que forma o uso de tecnologias educacionais digitais colabora no ensino de habilidades de Enfermagem? As buscas foram realizadas nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed, Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Web of Science, no período de 2006 a 2015. Os descritores e MeSh utilizados foram Educação em Enfermagem/Education, Nursing; Tecnologia Educacional/Educational Technology e Instrução por Computador/Computer-Assisted Instruction. A amostra foi formada por 30 artigos, predominando artigos no idioma inglês (71,0%) e 11 (36,7%) com afiliação a instituições brasileiras. Os 30 artigos estudados foram categorizados em quatro principais temas, os quais foram: softwares colaboram com a simulação em manequins; estímulo à autonomia, confiança, interesse e motivação dos estudantes; fonte de aquisição de conhecimentos sobre habilidades de enfermagem; e colaboração na melhor execução das habilidades de enfermagem. A partir da análise destes estudos, conclui-se que as tecnologias educacionais digitais contribuem no ensino de habilidades de enfermagem, pois dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos mais ativos de aprendizagem, com a participação de estudantes motivados e confiantes. As tecnologias são recursos educacionais que colaboraram na aquisição de referencial teórico que subsidiam as práticas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Coleções
-
TCC Enfermagem (1125)
Este item está licenciado na Creative Commons License