Show simple item record

dc.contributor.advisorMoretto, Virgínia Leismannpt_BR
dc.contributor.authorCecato, Yasmin Araújopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-15T02:12:15Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148084pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Este estudo é um relato sobre a experiência da autora nos projetos de implementação de Planos de Parto durante a atenção pré-natal, vivenciada como aluna de graduação, monitoria e extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Objetivo: Relatar a experiência de uma acadêmica de enfermagem na implementação do plano de parto em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porto Alegre, RS, Brasil. Método: Trata-se de um método qualitativo, o relato de experiência é um projeto que se constitui de aspectos vivenciados pela autora no processo de implementação do Plano de Parto, na oportunidade de um estágio curricular, de atividade de monitoria da disciplina de Cuidado às Mulheres e aos Recém-nascidos e de participações no grupo de gestantes em uma UBS, durante o ano letivo de 2015. Resultados: A experiência da monitoria acadêmica oportunizou à autora um olhar humano a saúde das mulheres em vários cenários de cuidado. Também se alcançou o aprendizado sobre o plano de parto e seus benefícios para as usuárias do serviço público de saúde, pois é uma ferramenta que pode garantir algumas práticas na atenção ao parto e cuidados com o binômio mãe-bebê. Considerações finais: O plano de parto traz a mulher o protagonismo da luta pelo direito de conhecer e decidir sobre o seu corpo e seu bebê. A construção do plano de parto permitiu um vínculo da gestante e sua família com a equipe da atenção básica e certeza de suas escolhas, o que se pode traduzir em empoderamento feminino. Observamos que estas mulheres saíram fortalecidas desta experiência.pt_BR
dc.description.abstractBackground: This study is about the author's experience on birth plans implementation projects during the antenatal attention, experienced as graduation student, monitoring and extension student of Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Objectives: Report the experiences of nursery school student on the birth plan implementation in a Basic Unit of Health (BUH) of Porto Alegre, RS, Brazil. Method: It is a qualitative method, the reporting is a project that compose of experience aspects of author on the process of birth plan implementation, on the opportunity of an internship, monitoring activity on the subject of Care for Women and the Newborns and participation on classes to pregnant women in a BUH, during the academic year of 2015. Results: The monitoring students experience has provided the opportunity to the author of a humane view to the women’s health in many care scenarios. The author also achieved the knowledge about the birth plan and it is their benefits to the women, as it is a tool that can ensure some practices in the birth attention and minimum care to mother and baby. Final considerations: The birth plan brings to the woman the protagonism of their fight for the right to know and decide about their bodies and their babies. The making of a birth plan allowed a bond between the pregnant woman and their relatives to and the care providers and beyond that, the certainty of their choices, which we can translate to feminine empowering. We observed that these women were strengthened after this experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNursingen
dc.subjectSaúde da mulherpt_BR
dc.subjectHumanização do partopt_BR
dc.subjectHumanizationen
dc.subjectWomen’s healthen
dc.subjectEnfermagem obstétricapt_BR
dc.subjectPlano de partopt_BR
dc.titleElaboração do plano de parto em uma unidade básica de saúde : relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001000824pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record