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dc.contributor.advisorSilva, Marta Isaacsson de Souza ept_BR
dc.contributor.authorPanisson, Lucianept_BR
dc.date.accessioned2016-09-13T02:13:51Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148007pt_BR
dc.description.abstractO presente memorial propõe‐se a tecer uma reflexão crítica sobre o processo de criação do experimento cênico Mergulho, cujo desafio era pesquisar procedimentos capazes de contribuir para a composição de uma escrita cênica onde a imagem é a substância primeira e, assim, investida na comunicação sensorial com o espectador. No intuito de contribuir com os estudos da área de Artes Cênicas, este trabalho apresenta e discute os princípios adotados e os procedimentos experimentados no curso do referido processo de criação. Em termos metodológicos, a pesquisa adotou o objeto concreto como germe de partida da criação. Assim, a exploração do objeto pelo ator fez emergir o jogo cênico e convocou a intervenção dos demais criadores, em um processo de trabalho colaborativo. O fazer desta pesquisa esteve inspirado nos princípios artísticos dos criadores Robert Lepage, Robert Wilson, Tadeusz Kantor e Pina Bausch e nas ideias de Antonin Artaud e Peter Brook sobre a poesia do espaço. Para ancorar as reflexões desta investigação o olhar sobre o processo criativo encontra apoio teórico na obra Gesto Inacabado: processo de criação artística de Cecilia Almeida Salles.pt_BR
dc.description.abstractThis memorial presents a critical reflection upon the creative process of Immersion, a scenic experiment which had as challenge the search for procedures that could contribute to the composition of a scenic writing in which image is the first substance and, thus, the substance one should invest in so that a sensorial communication is established with spectators. In order to bring real contributions to the Performing Arts field, this work presents and discusses principles adopted and procedures experimented in the course of the creative process of Immersion. In terms of methodology, this research had the concrete object as starting point for creation. Thus, the exploration of the object by the performer gave birth to a scenic playing, and consequently invited other creators to intervene, in a collaborative work process. The making of this research was inspired by the artistic principles of creators such as Robert Lepage, Robert Wilson, Tadeusz Kantor and Pina Bausch; Antonin Artaud’s and Peter Brook’s ideas on the poetry of space were also a fundamental source of inspiration. In terms of theory, the reflections in this investigation counted on views presented in the work called Unfinished Gesture: artistic creative process, by Cecilia Almeida Salles.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/zippt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriação cênicapt_BR
dc.subjectScenic creationen
dc.subjectPerformeren
dc.subjectDiálogo sensorialpt_BR
dc.subjectTheateren
dc.subjectCena imagéticapt_BR
dc.subjectAtorespt_BR
dc.subjectSensorial dialogueen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectImagistic sceneen
dc.subjectImagem : Teatropt_BR
dc.titleA poética do sensorial : procedimentos de composição da cena imagéticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001001603pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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