A presença social em ambientes virtuais de aprendizagem
dc.contributor.advisor | Lima, Jose Valdeni de | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Glaucio José Couri | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2008-12-02T04:12:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/14786 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Trata de um levantamento teórico das bases fundamentais para o entendimento da presença social em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), da procura de localização e contextualização da Educação a Distância (EAD) Online, da criação de um instrumento de coleta de dados para a verificação da presença social por parte dos membros freqüentes de um AVA e da sua subseqüente aplicação em três cursos de extensão como testes verificadores da sua aplicabilidade, além de evidenciar a existência ou não da presença social nestes ambientes. Utilizou-se na teoria levantada autores clássicos e contemporâneos da sociologia, antropologia e de outras áreas do conhecimento. Parte do princípio que a EAD Online é um produto da mentalidade da hodiernidade, pois está sintonizada com as exigências dos dias atuais. Compreende que verificar a percepção da presença social é muito importante para auxiliar o processo ensino-aprendizagem da EAD Online, elucidando alguns aspectos das lógicas sociais nos ambientes virtuais de aprendizagem. Essa percepção também pode servir como ajuda no desenvolvimento destes ambientes e de outros que tenham características semelhantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis has been developed in the Post-Graduate Program in Computer in Education. This lifting of a theoretical to the understanding of the social presence in virtual environments for learning (AVA), the demand for location and contextualization of Distance Education (EAD) Online, the creation of a tool for collecting data for the verification of the social presence of the members of a frequent AVA and its subsequent application for extension courses in three tests as verifiers of its applicability and highlight the existence or not of the presence in social environments. Used in the theory raised authors of classic and contemporary sociology, anthropology and other areas of knowledge. Part of the principle that the ODL Online is a product of the mentality of the modernity, as it is line with the requirements of today. It finds that the perception of social presence is very important to help the teaching-learning process of ODL Online therefore clear some aspects of social logic in virtual environments for learning. That perception can also serve as an aid in the development of these and other environments that have similar characteristics. | en |
dc.description.abstract | Cette thèse a été développée dans le programme de troisième cycle en informatique dans l'éducation. Cette levée d'une partie théorique à la compréhension de la présence sociale en environnement virtuel de l'apprentissage (AVA), la demande de localisation et de contextualisation de l'éducation à distance (EAD) en ligne, la création d'un outil de collecte de données pour la vérification de la sociale présence des membres d'une AVA fréquentes, et ses demande de prolongation des cours de trois essais, comme les vérificateurs de son applicabilité et de mettre en évidence l'existence ou non de la présence dans un environnement social. Utilisé dans la théorie soulevée auteurs classiques et contemporains, de la sociologie, l'anthropologie et d'autres domaines de la connaissance. Partie du principe que la FOAD en direct est un produit de la mentalité de la modernité, telle qu'elle est conforme aux exigences d'aujourd'hui. Il constate que la perception de la présence sociale est très importante pour aider le processus d'enseignement et d'apprentissage en ligne de l'EOD donc clair certains aspects de la logique sociale en environnement virtuel de l'apprentissage. Cette perception peut également servir d'aide à l'élaboration de ces mesures et d'autres environnements qui présentent des caractéristiques similaires. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Presence social | en |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | E-learning | en |
dc.subject | Ambiente computacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Learning Management System | en |
dc.subject | Survey | en |
dc.subject | Social présence - e-learning – sondage - Environnements virtuels pour l'apprentissage | fr |
dc.subject | E-learning | fr |
dc.subject | Sondage | fr |
dc.subject | Environnements virtuels pour l'apprentissage | fr |
dc.title | A presença social em ambientes virtuais de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Muller, Felipe Martins | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000666457 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2007 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Multidisciplinary (2564)IT in Education (322)