"Pensei que fosse mais difícil" : experiências do xadrez no EJA
dc.contributor.advisor | Giordani, Liliane Ferrari | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Flávia D'Arco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-31T02:18:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/147857 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo realizar uma auto-análise a respeito da formação docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o auxílio dos conhecimentos obtidos nos projetos de extensão universitária, como parafernálias e lobogames. A pesquisa baseou-se em autores que discutem sobre jogos, como Huizinga (2000), Brougère (1998), Vial (2015) e Oliveira (2004); sobre EJA, como Freire (2014), Durante (1998) Oliveira (1999) e Otero (1993); e sobre formação e experiência docente como Freire (2014), Rancière (1987) e Tardif (2008); A atuação em sala de aula teve no uso do xadrez a materialidade pedagógica para a intervenção docente. Como resultado, concluiu-se que a formação do professor não se dá apenas com a finalização do curso de graduação em pedagogia, mas sim com um constante processo de avaliação e ressignificação do fazer docente e do planejamento, tendo em vista a grande pluralidade dos alunos da EJA. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Xadrez | pt_BR |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | "Pensei que fosse mais difícil" : experiências do xadrez no EJA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000999360 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License