A pedagogia nos espaços não formais de educação : qual o lugar e a importância da pedagoga?

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Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso situado no campo da Educação, particularmente, buscou investigar a educação não formal e como ela acontece em espaços socioeducativos, bem como, quais são os saberes necessários às pedagogas que atuam em espaços socioeducativos. Este trabalho tem o objetivo central compreender alguns conceitos que rodeiam o campo educacional não formal, tentando dialogar e entender como essa forma de educação influencia no percurso de vida e no processo de aprendizagens das c ...
Este trabalho de conclusão de curso situado no campo da Educação, particularmente, buscou investigar a educação não formal e como ela acontece em espaços socioeducativos, bem como, quais são os saberes necessários às pedagogas que atuam em espaços socioeducativos. Este trabalho tem o objetivo central compreender alguns conceitos que rodeiam o campo educacional não formal, tentando dialogar e entender como essa forma de educação influencia no percurso de vida e no processo de aprendizagens das crianças e dos adolescentes, sujeitos das ações socioeducativas. Procurou também diferenciar alguns conceitos, como as distinções e as aproximações entre educação não formal e educação não escolar, dessa forma, esclarecendo e explicitando as diferenças. As indagações a cerca desta pesquisa surgiram a partir da curiosidade da autora em conhecer esses espaços e também pela vontade de atuar nesse campo educacional como pedagoga social. O exercício de pesquisa envolveu práticas de observação e entrevistas, como técnicas de investigação, que subsidiaram os resultados dos dados obtidos neste estudo. A pesquisa foi realizada em espaços onde acontece a educação não formal, tendo como principal espaço visitado, um dos espaços onde acontece o Serviço de Apoio Socioeducativo (Sase), neste caso o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na cidade de Porto Alegre, e contou com a participação dos agentes profissionais que atuam nesses espaços. A análise indicou a importância de haver uma pedagoga nesses espaços e também como é o processo de seleção/formação dos educadores sociais que atuam na educação social. Para subsidiar este estudo, recorri a alguns autores que foram fundamentais para o referencial teórico deste Trabalho de Conclusão de Curso. Entre os quais Paulo Freire, Maria da Glória Gohn, Carlos Rodrigues Brandão, Laura Souza Fonseca, Maria Amélia Santoro Franco, Nádia Fuhrmann e Fernanda dos Santos Paulo, que caracterizam a educação popular, as ações e espaços socioeducativos, bem como, o espaço de educação não formal. As conclusões apontaram que a pedagoga tem papel e ocupa um lugar fundamental nesses espaços porque a sua presença, desde que comprometida em (re)construir alguns conhecimentos, oportuniza ao sujeito buscar novos caminhos e relações sociais significativas, aproximando as práticas vivenciadas nesses espaços com os seus contextos sociais, além de oferecer uma prática educativa com uma metodologia voltada para estes espaços. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1441)
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