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dc.contributor.advisorDornelles, Leni Vieirapt_BR
dc.contributor.authorLacerda, Soeli Walterpt_BR
dc.date.accessioned2016-08-31T02:18:11Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147830pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa foi realizada em torno dos temas brincadeiras e experiências. Têm como objetivo investigar de que forma os desafios do brincar e de realizar experiências vividas seriam instrumentos ou não para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Por esse motivo o brincar é um tema importante e muito caro, pois acredito que é brincando que a criança aprende e faz suas primeiras experimentações. O referencial teórico baseia-se centralmente no conceito brincar, bem como no conceito de experiência. No decorrer do trabalho, busquei desenvolver diferentes entendimentos sobre o ato de brincar e suas implicações quando da sua potencialidade frente o desenvolvimento infantil. Entendo o brincar sob a perspectiva de diversos autores, assim a escrita realizou-se apoiada em Oliveira (2000) que defende “brincar não significa somente recrear”, conforme o autor brincar é uma das formas mais complexas que a criança tem para comunicar-se com os outros e consigo mesma. Essa concepção é compartilhada por Dornelles (2001) explicita que através das brincadeiras há a oportunidade de explorar “diferentes representações”. Na mesma linha Fortuna (2008), quando defende que brincar associa uma série de fatores entre eles pensamento e ação, comunicação e expressão. No que se refere ao conceito de experiência, faço uso de Larrosa (2002) quando a toma como “[...] experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca”, momento de experimentação, momento de “parar para olhar”, “para escutar”, “para sentir”, “para abrir olhos e ouvidos”, enfim “ter paciência e dar-se tempo e espaço” para que a experiência se realizasse. Configurando-se a pesquisa uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada a partir do estágio obrigatório, das atividades ali realizadas incluindo as aprendizagens, tanto das crianças, quanto da estagiária e sua posterior análise. A referida investigação ocorreu em uma creche localizada no município de Porto Alegre, com duração de 15 semanas, sendo desenvolvido no período de 17 de agosto a 26 de novembro de 2015, envolvendo crianças entre um e dois anos. Os documentos gerados a partir do estágio e do seu relatório servem para a captura e coleta de dados que auxiliaram na análise, fundamentação e escrita deste Trabalho de Conclusão de Curso. Através desta investigação é possível entender de como as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento e crescimento das crianças, unindo dessa maneira brincadeira, experiências e aprendizagens desafiadoras e significativas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleBrincadeiras e experimentações : o que acontece quando os bebês são desafiados a participar das atividades propostas por uma professora que planeja?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001000164pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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