Mostrar el registro sencillo del ítem
A telenovela em programas de humor e os recursos para o riso em “ Tá no ar, a TV na TV ”
dc.contributor.advisor | Prytoluk, Andre Luis | pt_BR |
dc.contributor.author | Severo, Denise Henderson | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-23T02:14:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/147507 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Rede Globo de Televisão, maior rede de televisão brasileira, sempre investiu em suas produções artísticas de diferentes gêneros. As novelas brasileiras são os produtos audiovisuais mais exportados a ponto de serem reconhecidas como referência de produção audiovisual. Programas humorísticos sempre estiveram presentes na grade da programação, mesmo que apresentados por temporadas. A Rede Globo tem aberto possibilidades para novos formatos e linguagens em suas atrações com novas experimentações nas produções audiovisuais. Considerando essa experimentação ao longo das últimas décadas, como o principal produto da televisão brasileira, a telenovela, é retratado ou satirizado nos programas humorísticos? Tá no ar: A TV na TV foi o programa escolhido, pois além de ser exibido na atualidade deste estudo, satiriza as produções televisivas e até o próprio modo de consumo da programação. Ao satirizar o maior produto comercial da emissora, o programa Tá no Ar: a TV na TV contribui para uma crítica quanto a estrutura de criação de personagens e situações clichês dos seus textos. A atração faz com que se repense o fazer telenovelas, e mesmo que se invista em novas linguagens e discussões de temas sociais, ainda assim não se abandona a sua raiz de folhetim. Os recursos para o riso propostos por Santos (2012) foram considerados ser a classificação mais atual sobre o humor e a que conseguiu sintetizar diferentes teorias sobre o fenômeno. Os recursos são: reversão de expectativa, exagero/caricatura, representação mecânica/pantomima, ironia, paródia e sátira. A abordagem escolhida para este estudo foi a qualitativa. A pesquisa se caracterizou pela necessidade da interdisciplinaridade da pesquisa bibliográfica sobre o humor e a teledramaturgia na televisão. Este estudo abre a perspectiva do que poderia ser a produção das novas gerações de humorísticos da Rede Globo, com maior liberdade para criticar os produtos audiovisuais, produzidos tanto pela emissora como suas concorrentes. Porém, mesmo investindo no cômico visual em seus esquetes, ainda não abandonam a influência do rádio no humor. | pt_BR |
dc.description.abstract | Globo Television Network, the largest Brazilian TV network, has always invested in their different artistic productions. Brazilian soap operas are the most exported audio-visual products as they are recognized as an audio-visual production reference. Comedy shows have always been present in the programming schedule, even when they aired by seasons. Globo has enabled new formats and languages to appear in their shows with new experimentations in the audio-visual productions. Considering the experimentations in the last few decades, how is the main product of Brazilian television, the soap opera, portrayed or satirized in the comedy shows of that network? Tá no ar: A TV na TV was the show chosen. Besides being aired at the time of this study, the show makes fun of TV productions and how these are consumed. As it makes fun of the major commercial product, Tá no Ar: a TV na TV criticizes the structure of the characters and the cliché situations of the texts produced by that TV network. The show makes it possible to rethink the way soap operas are made, since even if new languages and debates of social issues are promoted, the origin as a feuilleton is never forgotten. The resources for laughter proposed by Santos (2012) were considered the most current classification of humor that summarizes different theories about the phenomenon. These resources are: reversal of expectation, exaggeration/caricature, mechanical representation/pantomime, irony, parody, and satire. The qualitative approach was chosen for this study. The research was characterized by the need for interdisciplinarity of the literature on humor and teledramaturgy on television. This study enables the analysis of what the production of new generations of comedy shows in the Globo Network would be like, with greater freedom to criticize audiovisual products, both created by this TV station and the competitors. However, even when they invest in the visual comic in their skits, the influence of the radio in the comedy shows is not abandoned. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Telenovela | pt_BR |
dc.subject | Television | en |
dc.subject | Humor | pt_BR |
dc.subject | TV Soap opera | en |
dc.subject | Humor | en |
dc.subject | Tá no Ar: a TV na TV (Programa de televisão) | pt_BR |
dc.subject | Comedy shows | en |
dc.title | A telenovela em programas de humor e os recursos para o riso em “ Tá no ar, a TV na TV ” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000999038 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Comunicación Social (1830)