Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorKnijnik, Luiza Feijópt_BR
dc.contributor.authorGiacomoni, Claudia Hofheinzpt_BR
dc.contributor.authorZanon, Cristianpt_BR
dc.contributor.authorStein, Lilian Milnitskypt_BR
dc.date.accessioned2016-08-19T02:16:33Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147409pt_BR
dc.description.abstractO Teste de Desempenho Escolar (TDE) avalia a aprendizagem escolar através de três subtestes: leitura, escrita e aritmética. O objetivo deste estudo foi conhecer quais partes do continuum de habilidades são medidas pelos subtestes de leitura e escrita e a quantidade de informação fornecida, utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI). A amostra foi composta de 1850 crianças. Os resultados indicaram que o subteste escrita mensura precisamente níveis médios de habilidade e menos satisfatoriamente níveis baixos e altos. O subteste leitura revelou ter discriminação apropriada para níveis baixos e médios de habilidade. As partes do continuum de habilidade que estão sendo medidas adequadamente estão fornecendo alta quantidade de informação, demonstrando que os subtestes leitura e escrita estão funcionando bem.pt_BR
dc.description.abstractThe School Achievement Test (SAT) assesses learning through three subtests: reading, writing and arithmetic. The goal of this study was to know which parts of the ability continuum are measured by the subtests as well as the amount of information provided in the reading and writing subtests using the Item Response Theory (IRT). The sample consisted of 1850 children. Results indicated that the writing subtest precisely measures average levels of ability and less satisfactorily low and high levels. The reading subtest revealed to have adequate discrimination for low and average levels of ability. The parts of the ability continuum which are adequately measured provide high amounts of information, indicating that reading and writing subtests are doing well.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 27, n. 3 (jul./set. 2014), p. 481-490.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectEducational achievementen
dc.subjectSchool achievement testen
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectPsychological evaluationen
dc.subjectItem response theoryen
dc.subjectTeoria de resposta ao itempt_BR
dc.titleAvaliação dos subtestes de leitura e escrita do Teste de Desempenho Escolar através da Teoria de Resposta ao Itempt_BR
dc.title.alternativeAssessment of the reading and writing subtests of the school achievement test through item response theory en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000994609pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem