Mostrar el registro sencillo del ítem
Atuação em rede e o Projeto Jovem de Futuro : a privatização do público
dc.contributor.author | Peroni, Vera Maria Vidal | pt_BR |
dc.contributor.author | Caetano, Maria Raquel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-19T02:16:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/147377 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo enfoca as relações entre o público e o privado na Educação através da análise do Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco e como se dá a influência dos sujeitos que participam do conselho de governança do Instituto e suas redes de relações. O foco da análise é a privatização do público, na lógica mercantil, com implicações para a democratização da educação. Analisamos como o privado interfere no público através da parceria entre o Instituto Unibanco e escolas de Ensino Médio, em que a propriedade permanece pública, mas a instituição privada interfere no conteúdo da educação através da gestão por resultados, trazendo uma lógica individualista e competitiva empresarial, em detrimento de princípios democráticos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article focuses on the relations between the public and the private scope in education by examining Instituto Unibanco’s Project named Jovem de Futuro [Promising Youth], as well as on analyzing the influence from entities participating in the governance board of the Institute and its relation networks. The main subject is the privatization of the public scope, the market logic, with implications for the democratization of education. We sought to analyze how the private interferes with the public scope through the partnership between Instituto Unibanco and high schools, in which the property remains public but the private institution interferes with the content of education by means of results-based management, bringing an individualistic and competitive market logic, rather than democratic principles. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 41, n. 2 (abr./jun. 2016), p. 407-428 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Democratização do ensino | pt_BR |
dc.subject | Public-private | en |
dc.subject | Partnerships | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Democratization of education | en |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject | Ensino privado | pt_BR |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | Projeto Jovem de Futuro | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Atuação em rede e o Projeto Jovem de Futuro : a privatização do público | pt_BR |
dc.title.alternative | Network action and the jovem de futuro project : privatization of the public scope | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000996277 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40361)Ciencias Humanas (6937)