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dc.contributor.advisorBeck, Fabio de Limapt_BR
dc.contributor.authorCallegaro, Luizpt_BR
dc.date.accessioned2016-08-19T02:16:06Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147364pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa é fruto de um estudo de caso realizado junto a Escola Estadual de Ensino Fundamental Espírito Santo, localizada no meio rural do município de Alegria – RS. Desde 2001, esta Escola sofreu intensas transformações e passou a integrar a discussão ambiental em suas práticas pedagógicas. Este estudo de caso pretende analisar as motivações que fizeram com que esta Escola passasse a atuar legitimamente como uma Escola do Campo e a trabalhar com o tema da Educação Ambiental de maneira transversal. Nesta pesquisa também se buscou perceber se esse trabalho de educação ambiental realizado pela Escola tem repercutido sobre a comunidade local. Visando dar elementos de resposta a esses questionamentos, como grade de leitura analítica utilizou-se principalmente as contribuições teóricas de Paulo Freire sobre a aprendizagem partindo do contexto da realidade, além de utilizarmos as contribuições analíticas da concepção transformadora da Educação Ambiental. A estratégia metodológica utilizada neste trabalho foi de base qualitativa, envolvendo estudo de caso e análise de conteúdo temática. Os principais resultados alcançados permitem afirmar que as transformações da Escola foram motivadas por um contexto normativo mais amplo e também devido às demandas da própria comunidade local onde esta Escola encontra-se inserida. Além disso, as ações realizadas pela escola alcançaram seus objetivos de estimular a sensibilização e a conscientização sobre as questões ambientais, embora, do ponto de vista macrossocial, esses aspectos por si só não se traduziram em mudanças efetivas visando dar soluções para os problemas ambientais vivenciados localmente.pt_BR
dc.description.abstractThis research is the result of a case study conducted at the State School of the Espírito Santo Elementary School, located in the rural municipality of Alegria - RS. Since 2001, the School has undergone intense changes and joined the environmental discussion in their teaching practices. This case study aims to analyze the motivations that made this school passed the act legitimately as a Field School and working with the theme of environmental education in a transversal way. This research also sought to understand whether this environmental education program conducted by School has passed on to the local community. Aiming to provide elements to answer these questions, such as analytical reading grid was used primarily theoretical contributions of Paulo Freire about learning starting from the context of reality, and we use the analytical contributions of the transformative conception of environmental education. The strategy used in this study was based on qualitative, involving case study and thematic content analysis. The main results have revealed that the transformations of the School were motivated by a broader normative context and also due to the demands of the community where this school is located. Furthermore, the actions taken by the school achieved its goals of stimulating awareness and awareness of environmental issues, although the macro-perspective, these aspects alone does not translate into actual changes aiming to provide solutions to environmental problems experienced locally.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRural educationen
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFamily farmingen
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectAlegria (RS)pt_BR
dc.titleA educação do campo e a discussão sobre as questões ambientais : um estudo de caso em uma escola rural na comunidade de Espírito Santo – Alegria - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFernandez, Sarita Mercedespt_BR
dc.identifier.nrb000915171pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationTecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distânciapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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