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dc.contributor.advisorVelho, Cassiane Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Luana Pereira dospt_BR
dc.date.accessioned2016-08-18T02:14:57Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147309pt_BR
dc.description.abstractO serviço de transporte de táxi incorre em uma série de custos. Existem aqueles que, para sua cobertura, exigem dispêndios diários de recursos, como é o caso do combustível. Outros exigem saída de caixa menos frequente, como, por exemplo, a manutenção mecânica e as taxas de vistoria. Esse trabalho objetiva apurar o resultado da prestação do serviço de transporte de táxi na cidade de Porto Alegre. Para tal, foi desenvolvido um modelo específico de apuração de custos e receitas. Neste modelo, foi empregado o método de custeio variável método este, empregado para fins de tomada de decisão gerencial, como a relação de custo-volume-lucro. A pesquisa é classificada quanto aos seus procedimentos como um estudo de caso, quanto aos seus objetivos como descritiva e possui abordagem qualitativa e quantitativa. Com dados referentes ao ano de 2014, foi obtida a margem de contribuição que apresentou uma média anual de R$ 1,20 a cada quilômetro percorrido, o ponto de equilíbrio apontou uma média de R$ 2.580,79 quilômetros e a margem de segurança calculada foi de 93,42%. A demonstração do resultado do exercício indicou um lucro líquido de R$ 36.853,00 no ano. Esses resultados auxiliam na tomada de decisão, dando condições para a análise da relação entre o preço da prestação do serviço, os custos envolvidos no processo e a quilometragem que deve ser percorrida em determinado período.pt_BR
dc.description.abstractTaxi shuttle service incurs a lot of costs. There are those who, for covering daily require expenditure of resources such as fuel. Others require less frequent outlet box, for example, mechanical maintenance and inspection rates. This study aims to determine the result of the provision of taxi shuttle service in the city of Porto Alegre. To this end, it developed a specific model of calculation of costs and revenues. In this model, we used the variable costing method employed this method for the purpose of managerial decision-making, such as cost-volume-profit. The research is classified as to its procedures as a case study about their goals as descriptive and has qualitative and quantitative approach. With data for the year 2014, it obtained the contribution margin that showed an average of R $ 1.20 for each kilometer traveled, the break-even pointed out an average of R $ 2580.79 km and the calculated safety margins it was 93.42%. The income statement showed a net profit of R $ 36,853.00 in the year. These results help in decision making, providing conditions for the analysis of the relationship between the price of service, the costs involved in the process and the mileage that must be traveled in a given period.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCost variableen
dc.subjectAnálise de custospt_BR
dc.subjectCost-volume-profiten
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectTaxi transportationen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleEstudo de caso : apuração do resultado do serviço de transporte de táxi no município de Porto Alegrept_BR
dc.title.alternativePropose a model for cost and revenue calculation in the taxi transport en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000999542pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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