Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Diante das mudanças que vem ocorrendo na profissão do bibliotecário, o Marketing Pessoal e o Profissional tornam-se cada vez mais essenciais, contribuindo para que a carreira do profissional se torne cada vez mais conhecida e respeitada. Em sua contextualização teórica, este estudo apresenta as bibliotecas universitárias (BU), suas funções, objetivos e importância para uma Instituição de Ensino Superior (IES). Discorre sobre o profissional bibliotecário até os dias atuais, suas competências e h ...
Diante das mudanças que vem ocorrendo na profissão do bibliotecário, o Marketing Pessoal e o Profissional tornam-se cada vez mais essenciais, contribuindo para que a carreira do profissional se torne cada vez mais conhecida e respeitada. Em sua contextualização teórica, este estudo apresenta as bibliotecas universitárias (BU), suas funções, objetivos e importância para uma Instituição de Ensino Superior (IES). Discorre sobre o profissional bibliotecário até os dias atuais, suas competências e habilidades. Esclarece sobre o estereótipo do bibliotecário e como isto influencia na imagem que a sociedade construiu. Aborda Marketing, história, seus conceitos, ações e Mix. Comenta que o Marketing Pessoal e o Profissional tornaram-se ferramentas estratégicas na condução com êxito de uma carreira profissional. Quanto a metodologia, a pesquisa tem abordagem qualitativa e é de cunho exploratório. Dados quantitativos foram levantados para subsidiar os aspectos qualitativos. O instrumento de pesquisa é o questionário, encaminhado por e-mail com link para o Google Formulário a dezessete (17) bibliotecários chefes de IES privadas que se adequaram aos requisitos estabelecidos. Conclui que apesar dos bibliotecários terem conhecimento sobre a importância do Marketing Pessoal e do Profissional, não fazem uso deles com frequência. Recomenda que os profissionais bibliotecários criem e executem um Plano de Marketing Pessoal e apoiem as ações e campanhas de Marketing Profissional. ...
Abstract
In face of the changes occurred envolving at librarian profession, Personal and Professional Marketing are becoming more and more essential, contributing for the professional becomes increasingly known and respected. On a theorical contextualization, the actual study presentes the University Libraries, its functions, goals and the importance it has for a College Institution. The library profession is here narrated, besides its competences and abilities until current days. It clarifies the parad ...
In face of the changes occurred envolving at librarian profession, Personal and Professional Marketing are becoming more and more essential, contributing for the professional becomes increasingly known and respected. On a theorical contextualization, the actual study presentes the University Libraries, its functions, goals and the importance it has for a College Institution. The library profession is here narrated, besides its competences and abilities until current days. It clarifies the paradigm of the librarian stereotype and how it influences the image the society makes of them. The present study approaches the history of Marketing, its concepts, actions and the Marketing Mix. It comments the fact that Personal and Professional Marketing have become an active strategy tool in order to successfuly conduct a professional career. A methodology using qualitative approach was used, featuring a exploratory research. Quantitative data were collected to support the qualitative aspects . The research instrument is the questionnaire sent by e- mail with a link to Google Form to seventeen (17) librarians heads of private HEIs that suited to the requirements. It was concluded that nevertheless librarians aknowledge the importance of Personal Marketing, they often don’t use it. Hence, it is recommended that library professionals create and execute a Personal Marketing plan and support the actions and Professional Marketing campaigns. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License