Gerenciamento de impressão e entrevista de seleção : camaleões em cena
Fecha
2004Otro título
Management and of impression and selecting interview : chameleons in spot
Materia
Resumo
O artigo trata das relações entre gerenciamento de impressão (GI) e comportamento de candidatos a cargos de gerência intermediária e de selecionadores em entrevista de seleção. Trata-se de pesquisa exploratória, realizada em duas consultorias de RH, tendo como sujeitos trinta candidatos e quatro selecionadoras. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais, observações diretas e fontes documentais, sendo analisados à luz do referencial teórico. Os resultados indicam que candidatos ...
O artigo trata das relações entre gerenciamento de impressão (GI) e comportamento de candidatos a cargos de gerência intermediária e de selecionadores em entrevista de seleção. Trata-se de pesquisa exploratória, realizada em duas consultorias de RH, tendo como sujeitos trinta candidatos e quatro selecionadoras. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais, observações diretas e fontes documentais, sendo analisados à luz do referencial teórico. Os resultados indicam que candidatos e selecionadoras empregam estratégias e táticas de GI durante a entrevista de seleção. Percebe-se, ainda, uma homogeneização das orientações oferecidas aos candidatos, bem como do comportamento destes durante a entrevista de seleção, que resulta de modos de subjetivação ou de produção de estilos de vida que constroem sujeitos camaleônicos. ...
Abstract
This research discusses the relationships among the impression management (IM) and the behavior of applicants for intermediate management positions and job interviewers. This is an exploratory research developed at two human resources consulting companies. The subjects were 30 applicants and 4 job interviewers. The data were collected through individual interviews, direct observation and documentary sources and the analysis was made based on the theoretical references. The results indicate that ...
This research discusses the relationships among the impression management (IM) and the behavior of applicants for intermediate management positions and job interviewers. This is an exploratory research developed at two human resources consulting companies. The subjects were 30 applicants and 4 job interviewers. The data were collected through individual interviews, direct observation and documentary sources and the analysis was made based on the theoretical references. The results indicate that applicants and interviewers use IM strategies and tatics in the job interview . There is a homogenization of the guidelines given to the applicants, as well as their behavior, during the job interview, that results in subjectification strategies or types of creation of lifestyles that build chameleonic individuals. ...
En
Psicologia : ciência e profissão. Brasília. Vol. 24, n. 2 (2004), p. 72-85
Origen
Nacional
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